A primeira etapa da obra vai contemplar a fachada e toda a parte externa.

As obras de restauração do imponente Palecete de Amadeu Maciel em Patos de Minas estão a todo vapor. O imóvel de reconhecido valor histórico e cultural deve ser totalmente restaurado. O trabalho acontece depois de uma batalha judicial que começou em 2009, quando o Ministério Público propôs uma ação civil pública, para evitar o desabamento do imóvel.

Cerca de 8 homens estão trabalhando no palacete. A primeira etapa da obra vai contemplar a fachada e toda a parte externa. O trabalho, de acordo com o projeto aprovado pelo patrimônio histórico, deve durar cerca de 6 meses e terá um custo de aproximadamente R$600 mil. Segundo os operários, esse prazo pode se estender caso o tempo não ajude.

Após a primeira fase, deve ser iniciada de forma imediata a restauração na parte interna. As obras artísticas existentes no prédio também serão restauradas. O imóvel pertence atualmente a um empresário de Uberlândia. Segundo o assessor, que não permitiu a realização das imagens no interior do palacete, as obras vão seguir todas as exigências feitas pela justiça.

O palacete pertenceu a Amadeu Maciel, irmão do ex-presidente da Província de Minas Gerais, Olegário Maciel, e foi construído entre a década de 10 e 20, possuindo um grande valor para a cultura e história do povo patense. Segundo os historiadores, Amadeu Maciel era um comerciante empreendedor que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade.

Autor: Farley Rocha