UFU quer início de obras do campus na cidade e alunos cobram laboratórios

Outra preocupação dos universitários é com a falta de laboratórios.

Gestores da Prefeitura Universitária (PREFE) da UFU se encontraram com servidores e funcionários terceirizados para apresentar a Avaliação das Atividades Desenvolvidas em 2013 e o Plano de Metas para 2014. A reunião aconteceu no início da semana em Uberlândia. Uma das metas traçadas é pelo menos iniciar a construção do campus em Patos de Minas.

Estiveram presentes o reitor Elmiro Santos Resende, o prefeito universitário Reges Eduardo Franco Teodoro, o diretor de infraestrutura Antônio Carlos dos Santos, o diretor de logística Wesley Marques da Silva, além de diretores, gestores de divisões e representantes de diferentes campi da UFU.

O prefeito Reges Teodoro apresentou o número de contratos administrados pela PREFE no ano passado: 127 no total (84 da Diretoria de Logística, 39 da Diretoria de Infraestrutura e quatro da Diretoria de Sustentabilidade). Também foram relatadas as reuniões e visitas a outras universidades que a equipe gestora realizou em 2013.

A PREFE abordou ainda a renovação da frota da UFU, com a aquisição de 25 veículos, inclusive caminhões, a implantação do atendimento médico nas fazendas experimentais, a disponibilização do transporte intercampi e as obras que estão sendo feitas nos campi Glória e Monte Carmelo.

Em Ituiutaba, o novo campus já está em funcionamento e, em Patos de Minas, as atividades da UFU acontecem em prédio cedido pela Prefeitura Municipal. No dia 30 de dezembro, foi lançado o edital de Chamamento Público 001/2013, referente à seleção de doação de imóvel particular para a instalação do novo campus na cidade.

As propostas de doação começam a ser apresentadas na próxima segunda-feira (10). A abertura dos envelopes vai acontecer no dia 21/02 às 9h00 no campus da UFU em Patos de Minas, antiga sede da Prefeitura Municipal. A comunidade patense e universitários estão ansiosos para saber quais áreas participarão da licitação.

Durante a reunião, o prefeito da UFU informou que a meta para 2014 é iniciar a construção do campus na cidade. Embargada pela justiça, a obra está parada desde 2012. Para o campus de Monte Carmelo, que teve o processo iniciado junto com o de Patos de Minas, a meta é bem mais promissora. A intenção é inaugurar o prédio que está praticamente concluído.

Além da falta de um campus apropriado para as aulas teóricas, os universitários da UFU de Patos de Minas possuem outro problema. Não há laboratórios para as práticas de ensino. A Prefeitura Municipal alugou um prédio no centro da cidade para ser transformado em laboratórios, mas ele continua indisponível. Os universitários prometeram fazer uma manifestação para agilizar a construção dos laboratórios.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Bandido arromba cafeteria de lava-jato, toma refrigerante e vai embora com materiais; veja

Veja mais

Moradores têm casas invadidas por lama e responsabilizam construtora, em Varjão de Minas

Veja mais

Mulher é presa após furtar em supermercado e voltar para praticar novo crime

Veja mais

Adolescentes de 14 e 15 anos promovem fuga alucinante em motocicleta e acabam na delegacia

Veja mais

Com casa tomada por esgoto há três dias, morador se revolta e cobra providências da Copasa

Veja mais

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais