UFU divulga nota apontando três alternativas para escolha de terreno

Na nota, o terreno na Escola Agrícola seria de 70ha.


Elmiro Santos Resende, Reitor da Universidade Federal de Uberlândia. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A assessoria de comunicação da Universidade Federal de Uberlândia divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (22) apontando pelo menos três alternativas para a solução do impasse que envolve a construção do campus da universidade em Patos de Minas. Na nota, diferentemente do que foi comunicado anteriormente, o terreno na Escola Agrícola seria de 70ha.

De acordo com as informações, o reitor Elmiro Santos Resende está buscando junto com o prefeito Pedro Lucas Rodrigues uma maneira para solucionar o impasse, já que as obras foram embargas pela Justiça Federal. Além do terreno na Escola Agrícola, pode ser realizado um processo de chamamento no Diário Oficial da União para que interessados possam doar o terreno.

O processo de chamamento já foi autorizado pela Câmara Municipal de Patos de Minas. A última alternativa seria a desapropriação por parte do município de uma área que atenda as necessidades da UFU. A nota informa que a intenção é resolver a questão em 60 dias. Ela também ressalta as condições precárias dos atuais 450 universitários e dos profissionais.

E para saber qual o pensamento dos patenses a respeito da escolha do terreno, o Patos Hoje está lançando uma enquete em que as pessoas poderão votar e escolher o melhor terreno para a construção do campus da UFU na cidade. O terreno da Escola Agrícola, o terreno na região dos 30 Paus, ou outro terreno? Lembramos que para ter seu voto computado, você deve ir até sua caixa de entrada e confirmar o voto, clicando no link que receberá.

Veja a nota na íntegra :

“Na reunião do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 19/07/13, o tema de pauta girou em torno dos processos que tangenciam o Campus de Patos de Minas. O principal deles diz respeito ao terreno para construção definitiva do campus. As obras de construção da UFU na cidade foram embargadas pela Justiça Federal desde a gestão passada. O atual reitor tem buscado com o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, alternativas, entre elas, a doação de uma área de 70 hectares por parte do Estado para a edificação da sede-UFU.

O governador de Minas Gerais sinalizou ser favorável a tal fato. Outra possibilidade é o processo de chamamento no Diário Oficial da União para interessados em doar terreno, o que também já foi autorizado pela Câmara Municipal dessa cidade.  Em último caso, o município irá desapropriar uma área e fará o repasse à UFU. Pretende-se resolver a questão em, no máximo, 60 dias.

Enquanto isso, a situação de alunos, professores e técnicos é precária. São 450 alunos e três cursos inaugurados em 2011: Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. As aulas ocupam espaço em prédios da Unipam e os professores e a administração se encontram em um lugar conhecido como Palácio de Cristal.

O atual reitor, Elmiro Santos Resende, tem acompanhado o prefeito em todas as gestões possíveis para sanar os problemas que tanto tem tornado inviável uma educação de qualidade.

Entre as possibilidades imediatas apresentadas em tal reunião, estão:

- A busca por espaços a serem alugados ou construídos pela Prefeitura de Patos, de acordo com a prefeitura de campi da UFU e seus docentes, para a instalação provisória de laboratórios e centro tecnológico.

Ficou acertada, também, a urgência e agilidade na adequação e reforma desses espaços.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais