Twitter promete combater teorias conspiratórias sobre Covid-19 e tecnologia 5G

Cientistas, companhias telefônicas e o governo disseram que isso é completamente falso.

O Twitter disse nesta quarta-feira que vai combater a disseminação de teorias conspiratórias prejudiciais que ligam a tecnologia de telefonia móvel ao coronavírus, com um ‘prompt’ para direcionar as pessoas que procuram sobre 5G para informações verificadas pelo governo britânico.

A teoria, que se espalhou nas mídias sociais, resultou em ataques a antenas de telecomunicações móveis e abuso direcionado a engenheiros no Reino Unido. Cientistas, companhias telefônicas e o governo disseram que isso é completamente falso.

O Twitter disse que o prompt de pesquisa informaria aos usuários que o governo não havia visto nenhum vínculo entre o 5G e o Covid-19, e incluiria um link para um site do governo com informações confiáveis, factuais e verificadas em relação ao 5G.

Katy Minshall, chefe de governo, políticas públicas e filantropia do Twitter, disse que a medida é o passo mais recente em seu foco em conectar pessoas com informações oficiais sobre o Covid-19.

“Nossas parcerias ao longo desta pandemia nos permitiram tomar medidas proativas para levar às pessoas as informações mais relevantes e úteis para elas”, disse.

O Facebook e o Google também tomaram medidas para combater a desinformação sobre o Covid-19 em suas plataformas, no entanto, as empresas de mídia social foram criticadas por não fazerem o suficiente para combater a desinformação.

Representantes dos três foram questionados por legisladores na quinta-feira passada sobre as medidas que haviam tomado.

O presidente do comitê de mídia e digital do parlamento, Julian Knight, disse que a posição que eles adotaram foi “profundamente inútil e falhou em esclarecer o que estão fazendo para enfrentar a ameaça representada por níveis recordes de desinformação e desinformação online sobre o Covid-19, algumas delas mortais”.

O Facebook removeu recentemente a página oficial do teórico britânico da conspiração David Icke, que promoveu a teoria 5G, por violar suas políticas de desinformação prejudicial.

O Google encerrou o canal do Icke no YouTube pelo mesmo motivo.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais