TSE confirma a cassação do prefeito João Brás de Carmo do Paranaíba

O TSE confirmou a cassação do prefeito de Carmo do Paranaíba João Brás (DEM) e do vice José Caetano de Almeida Neto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do prefeito de Carmo do Paranaíba João Brás de Queiroz (DEM) e do vice-prefeito José Caetano de Almeida Neto. A dupla, que venceu as eleições municipais em 2008, já haviam sido condenados por compra de voto.

Em maio do ano passado a dupla já havia sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o juiz Antônio Romanelli, relator do caso, “ficou configurada a captação ilícita de sufrágio, no cadastramento de eleitores em programa social durante o período eleitoral, prometendo doação de 40,00 mensais caso o prefeito fosse reeleito”.

O programa tinha o nome de “Quarentinha”. O juiz Renato Prates afirmou ter havido uma “indústria de compra de votos”. Foram determinadas novas eleições porque os votos obtidos pela chapa eleita ultrapassaram 50%.

Helder Boaventura, também do Democratas, foi eleito com o apoio do prefeito e do vice que foram cassados pela Justiça Eleitoral. João e José Caetano, no entanto, decidiram recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. A decisão acaba de ser publicada.

O ministro Aldir Passarinho Júnior do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que a conclusão regional está correta e que os fatos debatidos nos autos configuraram captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, confirmando a cassação do diploma dos recorrentes.

Com esta decisão o ministro também negou o seguimento do recurso especial, extinguindo o processo e pondo fim a polêmica que tomou conta de Carmo do Paranaíba nos últimos meses.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais