Trilhas do Saber do UNIPAM entrega 1200 kits escolares para alunos carentes
A entrega aconteceu no ginásio do centro universitário que ficou lotado de alunos.
Essa foi a sétima edição do projeto que tem crescido a cada ano. Para fazer a entrega, uma grande festa foi montada. Teve espetáculo de manobras de bicicleta, show de malabarismo e equilíbrio no monociclo com uma dupla da Argentina e não parou por aí. As crianças se divertiram para valer com o palhaço.
Este ano, 19 escolas estaduais e municipais foram beneficiadas. Dentre elas, uma do Distrito de Ponte Firme. O reitor do UNIPAM, Milton Roberto, contou que muitos dos alunos que vieram do distrito de Presidente Olegário nunca vieram a Patos de Minas e ficaram encantados. “Para eles, foi como ir à praia”, exclamou.
O reitor ainda informou que os kits são distribuídos para crianças que precisam dos materiais para estudar. Ele contou que foram realizadas pesquisas para mapear as áreas de riscos e definir quem realmente necessitava. Segundo ele, teve situações em que a criança disse que os pais não comprariam o material escolar porque iam usar o dinheiro para drogas.
E a entrega vai realmente ajudar as crianças a terem um futuro melhor e até ajudar os pais a deixarem os vícios. Quando receberam os kits, as crianças abriram aquele sorriso. Os representantes das escolas também fizeram questão de ressaltar a importância do projeto que, todo ano, contribui para a aprendizagem dos alunos que não conseguem material escolar.
O Trilhas do Saber é gerido pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em parceria com 47 empresas fornecedoras de produtos/materiais e serviços para a FEPAM/UNIPAM. Os kits escolares contêm uma pasta, um porta lápis, quatro cadernos brochurão (60 folhas), três lápis preto, uma caixa de lápis de cor, uma régua, um tubo de cola, um apontador, uma tesoura, uma borracha e um gibi.
O projeto acontece desde o ano de 2008 e tem como objetivo arrecadar fundos para montagem e distribuição de kits escolares a crianças carentes de 5 a 10 anos nos ciclos iniciais de alfabetização da rede pública de ensino.
Escolas Municipais
E. M. "Frei Leopoldo"
E. M. "Maria Inês R. Q. Rodrigues"
E. M. "Norma Borges Beluco"
E. M. "Prof. Aristides Memória – CAIC”
E. M. “Profª Marluce M. O. Scher”
E.M. “Pref. Jacques C. da Costa”
Escolas Estaduais
E.E. “Abílio Caixeta de Queiroz”
E. E. “Abner Afonso”
E. E. “Adelaide Maciel”
E. E. “Coronel Osório”
E. E. “Deiró Eunápio Borges”
E.E. De Ponte Firme
E. E. “Dr. Paulo Borges”
E. E. “Ilídio Caixeta de Melo”
E. E. “Monsenhor Fleury”
E. E. “Padre Almir Neves de Medeiros”
E. E. “Profª Elza Carneiro Franco”
E.E. “Profª Carmen Celina Nogueira de Castilho”
E. E. “Santa Terezinha”
Autor: Farley Rocha