Tribunal Regional Eleitoral volta atrás e defere candidatura de Béia Savasssi

Com a decisão, a atual prefeita fica apta a disputar as eleições.


No site do TSE, ela ainda se encontra com a candidatura indeferida com recurso.

O Tribunal Regional Eleitoral deferiu na tarde desta sexta-feira (28) a candidatura de Maria Beatriz de Castro Alves Savasssi. O julgamento que aconteceu em Belo Horizonte teve quatro votos favoráveis à atual prefeita e dois contra. Com a decisão, ela fica apta a disputar as eleições.

O julgamento era esperado com grande expectativa por parte da população. Após ganhar na 1ª instância, ela perdeu de forma unânime no Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, nesta sexta, o mesmo órgão voltou a aceitar a candidatura de Béia Savassi.

A impugnação da candidatura aconteceu pela coligação “O poder do Povo (PSD, PV, PT, PTB, PSB, PPS, PHS, PR, PTC E PSC), do candidato Pedro Lucas Rodrigues. O Ministério Público Eleitoral ratificou o pedido de impugnação, mas o juiz da vara Eleitoral de Patos de Minas acabou deferindo a candidatura.

No tribunal, veio a decisão reformadora. A candidatura da atual prefeita que não teria se desincompatibilizado do cargo da direção da emissora de rádio foi indeferida por 6 votos a 0. Muitos viam a reforma da decisão como algo muito difícil, porque era o mesmo órgão que iria decidir o recurso.

No entanto, os advogados da coligação “Eu quero o bem de patos” (PP / PDT / PSL / DEM / PRP / PSDB / PC do B / PT do B) conseguiram mudar a opinião de 4 julgadores e ela acabou tendo a candidatura aceita. O relator, juiz Flávio Bernardes, e o juiz Carlos Alberto Tomaz acolheram os embargos, mas continuaram com a posição de indeferimento.

Segundo Marcos André Alamy, assessor da coligação, foram aceitos tanto o argumento de que ela não precisava se desincompatibilizar da direção da emissora de rádio quanto o de que ela já havia se desincompatibilizado.

Entramos em contato com o Ministério Público Eleitoral de Patos de Minas para saber qual será o posicionamento do órgão, no entanto seu representante ainda não havia tomado conhecimento da decisão, dessa forma preferiu não se manifestar. Também contactamos com o escritório de advovacia da coligação “ O poder do Povo”, mas não conseguimos ter um posicionmento.

Não será aceito comentário nessa matéria em respeito à legislação eleitoral.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais