Três Marias preserva parte do Grande Sertão: Veredas no Museu do Manoelzão

O Museu do Manoelzão está instalado na casa onde viveu o personagem no distrito de Andrequicé.

A cidade de Três Marias é mais conhecida pelo Lago da Usina Hidrelétrica, que em sua imensidão ganhou o apelido de Mar Doce, mas quem for a vizinha cidade, encravada às margens da BR 040, não pode deixar de visitar o Museu do Manoelzão, o personagem mais famoso das histórias de João Guimarães Rosa, contadas em sua mais importante obra Grande Sertão: Veredas.

O Museu do Manoelzão está instalado na casa onde viveu o personagem no distrito de Andrequicé, há cerca de 30 quilômetros da cidade de Três Marias. Ali estão móveis, utensílios e fotos que relembram a viagem de Guimarães Rosa e de seus companheiros de tropa, registrados no livro Grande Sertão: Veredas.

Localizado no coração de Minas Gerais, o distrito de Andrequicé abre as páginas do livro “Grande Sertão: Veredas” do escritor João Guimarães Rosa, para recontar as sagas sertanistas e o ofício de tropeiro, através da tradição oral, tendo como fonte principal o tropeiro Manuel Nardi. O velho tropeiro contou a João Rosa, no meio do campeio de vereda em vereda, histórias de tempos antigos descritas nos Livros Grande Sertão: Veredas e Manuelzão e Miguilim.

Andrequicé tem sua história, sua vivência cultural, suas memórias e suas tradições evidenciadas em seu cotidiano simples, o modo de viver de Andrequicé e de seu ilustre personagem Manuelzão jamais será esquecido e nunca confundido com nenhum outro da região.

A Casa de Manuelzão localizada á Avenida João Alexandre, em Andrequicé distrito de Três Marias hoje abriga o Museu Manuelzão, constitui-se um valioso exemplar histórico e cultural, fazendo parte das lembranças de pessoas como Manuelzão e Guimarães Rosa e da vida sertaneja do homem deste grande sertão mineiro.

A Museu guarda a responsabilidade de manter viva a memória coletiva e regional de Andrequicé , em sua dimensão material e simbólica , com o intuito de promover a preservação do patrimônio mais valioso que existe que é aquele que compõem os sentimentos humanos

Horários de Atendimento:
Terça a sexta-feira de 08:00 ás 11:00 e de 13:00 ás 17:00
Sábados e domingos de 08:00 ás 12:00

Maiores Informações: (38) 3754 6158 – museumanuelzao@gmail.com

Visite Andrequicé. Terra de Manuelzão.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais