Três Marias preserva parte do Grande Sertão: Veredas no Museu do Manoelzão

O Museu do Manoelzão está instalado na casa onde viveu o personagem no distrito de Andrequicé.

A cidade de Três Marias é mais conhecida pelo Lago da Usina Hidrelétrica, que em sua imensidão ganhou o apelido de Mar Doce, mas quem for a vizinha cidade, encravada às margens da BR 040, não pode deixar de visitar o Museu do Manoelzão, o personagem mais famoso das histórias de João Guimarães Rosa, contadas em sua mais importante obra Grande Sertão: Veredas.

O Museu do Manoelzão está instalado na casa onde viveu o personagem no distrito de Andrequicé, há cerca de 30 quilômetros da cidade de Três Marias. Ali estão móveis, utensílios e fotos que relembram a viagem de Guimarães Rosa e de seus companheiros de tropa, registrados no livro Grande Sertão: Veredas.

Localizado no coração de Minas Gerais, o distrito de Andrequicé abre as páginas do livro “Grande Sertão: Veredas” do escritor João Guimarães Rosa, para recontar as sagas sertanistas e o ofício de tropeiro, através da tradição oral, tendo como fonte principal o tropeiro Manuel Nardi. O velho tropeiro contou a João Rosa, no meio do campeio de vereda em vereda, histórias de tempos antigos descritas nos Livros Grande Sertão: Veredas e Manuelzão e Miguilim.

Andrequicé tem sua história, sua vivência cultural, suas memórias e suas tradições evidenciadas em seu cotidiano simples, o modo de viver de Andrequicé e de seu ilustre personagem Manuelzão jamais será esquecido e nunca confundido com nenhum outro da região.

A Casa de Manuelzão localizada á Avenida João Alexandre, em Andrequicé distrito de Três Marias hoje abriga o Museu Manuelzão, constitui-se um valioso exemplar histórico e cultural, fazendo parte das lembranças de pessoas como Manuelzão e Guimarães Rosa e da vida sertaneja do homem deste grande sertão mineiro.

A Museu guarda a responsabilidade de manter viva a memória coletiva e regional de Andrequicé , em sua dimensão material e simbólica , com o intuito de promover a preservação do patrimônio mais valioso que existe que é aquele que compõem os sentimentos humanos

Horários de Atendimento:
Terça a sexta-feira de 08:00 ás 11:00 e de 13:00 ás 17:00
Sábados e domingos de 08:00 ás 12:00

Maiores Informações: (38) 3754 6158 – museumanuelzao@gmail.com

Visite Andrequicé. Terra de Manuelzão.

Últimas Notícias

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais