TRE reverte decisão que cassava vereadores de Patos de Minas por suposta fraude na cota de gênero

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) derrubou a decisão nesta quarta-feira (8), mantendo os cargos dos vereadores Júlio César Gonçalves (Republicanos), Itamar André (Solidariedade) e Otaviano Marques (União Brasil).

A Justiça Eleitoral havia determinado, em primeira instância, a cassação dos votos do Partido Republicanos e dos mandatos de vereadores eleitos em Patos de Minas, após entender que houve irregularidades na cota de gênero nas eleições de 2024. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) derrubou a decisão nesta quarta-feira (8), mantendo os cargos dos vereadores Júlio César Gonçalves (Republicanos), Itamar André (Solidariedade) e Otaviano Marques (União Brasil).

A sentença de primeiro grau, assinada pelo juiz eleitoral Paulo Sérgio Vidal, da 330ª Zona Eleitoral, atendia a uma ação movida pelo PDT, que denunciou a suposta candidatura fictícia de Luciene Amaro de Oliveira, registrada pelo Partido Republicanos. Segundo a decisão inicial, Luciene teria sido lançada apenas para cumprir a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, uma vez que obteve apenas cinco votos, não movimentou recursos de campanha e nem votou em si mesma.

O juiz também havia declarado a inelegibilidade de Luciene e de Marinho dos Santos Rocha, presidente do Republicanos à época, por oito anos, entendendo que ambos atuaram em conjunto para registrar a candidatura irregular. A sentença determinava ainda a anulação dos votos de legenda e nominais do partido e a cassação do diploma do vereador Júlio César Gonçalves e de todos os suplentes da sigla.

Com a anulação dos votos do Republicanos, o coeficiente eleitoral seria alterado, o que provocaria mudanças na composição da Câmara Municipal. Pelos cálculos, perderiam os mandatos os vereadores Otaviano Marques (União Brasil) e Itamar André (Solidariedade), abrindo espaço para Daniel Gomes, Isaías Martins e Rodrigo Falcão assumirem as vagas.

No entanto, em decisão proferida nesta quarta-feira (8), o TRE-MG analisou os recursos apresentados e reformou integralmente a sentença, garantindo a permanência dos vereadores em seus mandatos.

Com isso, Júlio César, Otaviano Marques e Itamar André continuam exercendo normalmente suas funções no Legislativo Patense. A decisão ainda cabe recurso às instâncias superiores.

Últimas Notícias

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Ação solidária para a reforma do Amparo Maternal vai sortear carro novo e você pode participar

Veja mais