TRE reverte decisão que cassava vereadores de Patos de Minas por suposta fraude na cota de gênero

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) derrubou a decisão nesta quarta-feira (8), mantendo os cargos dos vereadores Júlio César Gonçalves (Republicanos), Itamar André (Solidariedade) e Otaviano Marques (União Brasil).

A Justiça Eleitoral havia determinado, em primeira instância, a cassação dos votos do Partido Republicanos e dos mandatos de vereadores eleitos em Patos de Minas, após entender que houve irregularidades na cota de gênero nas eleições de 2024. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) derrubou a decisão nesta quarta-feira (8), mantendo os cargos dos vereadores Júlio César Gonçalves (Republicanos), Itamar André (Solidariedade) e Otaviano Marques (União Brasil).

A sentença de primeiro grau, assinada pelo juiz eleitoral Paulo Sérgio Vidal, da 330ª Zona Eleitoral, atendia a uma ação movida pelo PDT, que denunciou a suposta candidatura fictícia de Luciene Amaro de Oliveira, registrada pelo Partido Republicanos. Segundo a decisão inicial, Luciene teria sido lançada apenas para cumprir a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, uma vez que obteve apenas cinco votos, não movimentou recursos de campanha e nem votou em si mesma.

O juiz também havia declarado a inelegibilidade de Luciene e de Marinho dos Santos Rocha, presidente do Republicanos à época, por oito anos, entendendo que ambos atuaram em conjunto para registrar a candidatura irregular. A sentença determinava ainda a anulação dos votos de legenda e nominais do partido e a cassação do diploma do vereador Júlio César Gonçalves e de todos os suplentes da sigla.

Com a anulação dos votos do Republicanos, o coeficiente eleitoral seria alterado, o que provocaria mudanças na composição da Câmara Municipal. Pelos cálculos, perderiam os mandatos os vereadores Otaviano Marques (União Brasil) e Itamar André (Solidariedade), abrindo espaço para Daniel Gomes, Isaías Martins e Rodrigo Falcão assumirem as vagas.

No entanto, em decisão proferida nesta quarta-feira (8), o TRE-MG analisou os recursos apresentados e reformou integralmente a sentença, garantindo a permanência dos vereadores em seus mandatos.

Com isso, Júlio César, Otaviano Marques e Itamar André continuam exercendo normalmente suas funções no Legislativo Patense. A decisão ainda cabe recurso às instâncias superiores.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais