Transportadores de terra e entulho desrespeitam a lei e deixam a cidade mais suja
Caminhões basculantes e caçambas não têm tido muito cuidado com a limpeza.
A lei Municipal. Toda empresa que trabalha com o transporte de terra, entulho e outros materiais do gênero devem usar lonas para evitar que a sujeira se espalhe pela cidade. Mas não é isso que os patenses têm presenciado. Caminhões basculantes e caçambas têm trafegado livremente pelas ruas sem muita preocupação com a manutenção da limpeza.
As reclamações são muitas e vem de todos os cantos da cidade. Os moradores do bairro Copacabana, por exemplo, estão revoltados com os caminhões de terra e entulho que circulam pelas ruas sem proteção, deixando a sujeira para trás. Eles querem que a Lei Municipal seja cumprida, evitando assim o transtorno para a comunidade.
A Lei foi assinada pelo então prefeito Antônio do Valle no dia 02 de outubro de 2007. Ela obriga os transportadores de materiais a utilizarem lonas ou material semelhante para a cobertura da carroceria do veículo que transporta terra, areia, entulho e outros, evitando o derramamento em via pública.
O descumprimento da Lei sujeita o infrator às penalidades previstas no Código de Posturas do Município e no Código de Trânsito Brasileiro. Desta forma, além de ser multado, o motorista ou a empresa infratora é obrigada a promover a limpeza de toda a sujeira deixada. De acordo com Ivanildo Alves, diretor de limpeza urbana, esse trabalho tem sido feito.
Ivanildo pediu aos moradores que denunciem para que os fiscais de postura identifiquem as pessoas que estão descumprindo a lei.
Autor: Maurício Rocha