Traição gera direito à indenização? Por Brian Epstein Campos

A lei estabelece, de forma expressa, que a “fidelidade recíproca” e o “respeito e consideração mútuos” são deveres de ambos os cônjuges.

A despeito disso, em nossa sociedade, a infidelidade segue sendo fenômeno comum aos relacionamentos amorosos, que acarreta inegável sofrimento à pessoa traída.

Além dos deveres conjugais, a lei prevê que aquele que viola direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito, ficando obrigado a reparar o dano.

Nesse contexto, surge o questionamento: quem trai tem o dever de indenizar o traído? A resposta dependerá das circunstâncias do caso concreto.

Predominantemente, os tribunais brasileiros consideram que o descumprimento do dever de fidelidade, por si só, não gera o dever de indenizar danos morais. Em outras palavras, não basta ser traído para ter direito à indenização.

Na hipótese de infidelidade conjugal, a configuração do dano moral pressupõe que o traído tenha sido exposto publicamente ou que tenha sofrido abalo psicológico relevante. Um exemplo é a traição que ganha grande repercussão social, expondo a pessoa traída a constrangimento perante vizinhos ou colegas de trabalho. Também podemos citar, como exemplo, a traição que comprovadamente desencadeia algum transtorno mental grave à pessoa traída, como depressão.

Em suma, são as peculiaridades de cada caso que determinarão se a pessoa traída tem ou não direito à indenização.

Registra-se, por fim, que a indenização por dano moral visa não só compensar o ofendido e punir o ofensor; ela possui, também, caráter pedagógico, isto é, a finalidade de reeducar o ofensor, desestimulando-o a reincidir na prática do ato ilícito.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais