Trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão recebem direitos trabalhistas em Patos de Minas

Eles foram resgatados em quatro fazendas.

Os cerca de 90 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão estiveram hoje no Ministério do Trabalho em Patos de Minas para receberem seus acertos salariais. Eles foram resgatados em quatro fazendas de Iraí de Minas, Campos Altos e Indianópolis. Nossa reportagem esteve no local e conversou com o auditor fiscal do trabalho que nos deu mais detalhes.

De acordo com Athos Vasconcellos, Auditor Fiscal do Trabalho, as pessoas estavam trabalhando em lavouras de palhas e de café. Segundo ele, algumas pessoas não tinham água potável, não recebiam garantias de trabalho e muito menos de subsistência. “Não tinha fornecimento de EPI, não tinha água potável e não tinha local para refeições. Eles precisavam comer embaixo de árvores e em outros locais”, disse ele.

Athos explicou ainda que em um dos locais, 17 pessoas estavam em um alojamento com um único banheiro. “Não tinha cama, alguns estavam dormindo na varanda, não tinha armário e havia mochilas jogadas por toda a casa”, relatou Athos. Os cerca de 90 trabalhadores vão receber indenizações, acertos salariais e mais três parcelas de um salário mínimo cada um. Grande parte são do nordeste do Brasil segundo Athos.

Ele ressaltou também que todo o trabalho é realizado pelo Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Previdência Social e Polícia Rodoviária Federal.


Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais