Trabalhadores da educação na rede estadual mantêm greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores em educação de Minas Gerais permanecem em greve, iniciada em 8 de abril em todo o Estado.

Foto: Nivaldo Assunção

Os trabalhadores em educação de Minas Gerais permanecem em greve, iniciada em 8 de abril em todo o Estado. A decisão foi definida em assembleia, ocorrida na quarta-feira (21), em São João Del-Rei. Desde o dia 19, as Escolas de Coromandel “ALÍRIO HERVAL” e “JOAQUIM BOTELHO” entraram em greve por tempo indeterminado, juntamente com outras escolas do município, E.E “José Emilio de Aguiar”, E.E. “Tancredo de Almeida Neves”. Para fortalecer a reivindicação por melhores condições salariais mais duas escolas, na tarde dessa segunda (26), também aderiram ao movimento, são elas: E.E. “São Geraldo” e E.E. “J.J. de Assunção”. Na cidade vizinha a Coromandel também a E.E. “Pedro Álvares Cabral” aderiu ao movimento grevista nesse último sábado (17), que era letivo na instituição.

Segundo os professores de Coromandel não é justo ficarem de braços cruzados e ninguém fazer nada pela educação, a hora é essa de reivindicar melhorias em prol da melhor educação, e aliar-se à categoria e buscar corrigir essa defasagem salarial. Na tarde da segunda-feira (19), foi realizada uma reunião ordinária na Câmara Municipal, grande parte dos servidores das escolas de Coromandel estiveram presentes. A categoria reivindica medidas urgentes dos vereadores, e pediram para que os mesmos enviassem a todos os órgãos competentes da política, uma carta de “desabafo” dos servidores das escolas da cidade. Os nove vereadores da cidade encaminharam um requerimento a diversos deputados, secretária e governador do Estado da Educação de Minas Gerais.

Apitos e buzinas assinalaram a pacata Coromandel nessa tarde de segunda (26), servidores das escolas estaduais realizaram uma passeata saindo da Praça Abel Ferreira e percorrendo várias ruas e avenidas principais da cidade, simplesmente um ato de democracia. Pais, professores e alunos estiveram presentes ao movimento. O objetivo da passeata foi mostrar para a comunidade a importância dos professores para o desenvolvimento crítico e consciente dos alunos, cidadãos pensantes de amanhã, e ainda destacar a falta de respeito político em relação à educação do país, especificamente no estado de Minas Gerais, com o intuito de compreenderem a realidade em que estamos inseridos.


A principal reivindicação dos servidores é a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$1.312,00 (valor atual). A direção do Sindicato explica que o reajuste salarial de 10% anunciado pelo ex-governador Aécio Neves não atende os profissionais da educação. O Sind-UTE afirma que, ao contrário do que foi divulgado pelo governador, atualmente temos um teto salarial e não piso salarial, ou seja, o valor de R$935,00 corresponde ao total da remuneração. Minas Gerais tem o 8º pior salário do país. A próxima assembleia está marcada para o dia 29 de abril, em Belo Horizonte, no Pátio das Bandeiras, ALMG, seguida de manifestação. Nessa terça, vários professores de Coromandel e Abadia dos Dourados foram para a cidade de Uberlândia-MG, para tentarem traçar novos rumos do movimento no Estado.

No tocante à qualidade, é preciso entender que, para alcançá-la, são imprescindíveis as condições subjetivas do profissional em educação. Estamos falando de condições de trabalho, formação do profissional, jornada e salários”, afirma a Coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais