Toneladas de criadouros do mosquito da dengue são trocados por leite no Cristavo

A iniciativa de trocar litros de leite por criadouros do mosquito da dengue deu resultado em Patos de Minas.


Dezenas de pessoas levantaram cedo e limparam os quintais para receberem as caixas de leite.
A iniciativa de trocar litros de leite por criadouros do mosquito da dengue deu resultado em Patos de Minas. Dezenas de pessoas levantaram cedo e limparam os quintais para receberem as caixas de leite. Filas enormes se formaram nos pontos de troca animando os coordenadores da campanha e reduzindo as chances do mosquito aedes aegypti.

A dona Sueli Maria da Silva passou a manhã recolhendo garrafas pet na vizinha. Depois de encher o carrinho, ela foi à praça do Cristavo trocar o material por caixas de leite. Além de contribuir com o combate a dengue, ela terá um alívio no orçamento. “Eu tenho seis netos para tratar”, explicou a dona de casa.

E ela não foi a única. O projeto motivou a realização de campanhas entre os moradores dos bairros Brasil, Santa Terezinha, São José Operário e Nossa Senhora Aparecida. A creche Vovó Chiquinha reuniu as crianças e os educadores para recolher material que possa acumular água. Garrafas, pneus e latas foram trocados por caixas de leite que vão ajudar na alimentação das crianças.

O resultado foi acima do esperado. No final da manhã, os materiais recicláveis recolhidos eram suficientes para encher três caminhões. A quantidade de pneus que estavam espalhados pelos bairros era de impressionar. Latas e garrafas também foram recolhidas em bom número. As imediações do Cristavo apresentam o maior índice de infestação do mosquito aedes aegypti e por isso o local foi escolhido para abrir o projeto “Troca Saudável”.

Além da troca feita por moradores, servidores públicos e voluntários também participaram das atividades. Professores e alunos do Unipam ofereceram serviços aos moradores. Os integrantes do Programa de Combate a Dengue fizeram um trabalho de conscientização. Até mesmo a prefeita Beia Savassi se vestiu de gari para ajudar na limpeza.

O resultado do Projeto “Troca Saudável” foi acima do esperado pelos organizadores. A iniciativa que é desenvolvida numa parceria entre a Superintendência Regional de Saúde e a Prefeitura deverá ser realizada em outras regiões da cidade.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Homem morto a porretadas é encontrado em estado avançado de decomposição, em Patrocínio

Veja mais

Jovem de 19 anos é socorrido com vida após se afogar em represa na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Carro capota em acidente na MGC354 e condutor é preso após evadir sem prestar socorro

Veja mais

Republicanos é o primeiro partido a lançar candidatos ao legislativo; saiba quem são

Veja mais

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais