Terceira parcela do IPVA vence a partir de segunda-feira

Fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda, incidirá multa de 0,3% ao dia.

Começa a vencer nesta segunda-feira (16) a terceira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), relativo a 2009, para os carros com placa de final 1. Os contribuintes proprietários de veículos que decidiram pagar parcelado o imposto precisam estar atentos às datas de vencimento, que terminam no dia 27 de março, conforme escala de acordo com o final de placa.

Fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda, incidirá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.

A arrecadação nos dois primeiros meses do ano está dentro das expectativas da Fazenda, com uma inadimplência de 6%, talvez motivada pela crise econômica e financeira, e pelo adiamento do prazo para os caminhões, cuja escala será em abril, maio e junho.

Onde pagar

A forma de pagamento do IPVA segue sem alteração, devendo o contribuinte se dirigir a uma das agências dos bancos credenciados ou usar a internet para quitar seu imposto. Estão credenciados a receber o IPVA os bancos do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Unibanco. Para agilizar e facilitar o atendimento, o contribuinte deve levar o número do código Renavam e o número da placa do veículo. Há ainda as facilidades oferecidas diretamente pelas instituições financeiras.

Os bancos também estão recebendo a Taxa de Licenciamento, cujo prazo final para pagamento é 31 de março, e o Seguro Obrigatório. Milhares de contribuintes que já pagaram o IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro Obrigatório e eventuais multas, estão recebendo em seus endereços o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) de 2009, emitido pelo Detran/MG e de porte obrigatório para todos os motoristas.


Escala de Pagamento do IPVA - Exercício 2009

Veículos em geral, exceto os do tipo caminhão e caminhão trator:

FINAIS DE PLACA 3ª PARCELA
1 Dia 16/03
2 Dia 17/03
3 Dia 18/03
4 Dia 19/03
5 Dia 20/03
6 Dia 23/03
7 Dia 24/03
8 Dia 25/03
9 Dia 26/03
0 Dia 27/03

Últimas Notícias

Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas

Veja mais

Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas

Veja mais

Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote

Veja mais

Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande

Veja mais

Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas

Veja mais

Casa da Mulher é transferida para o Centro de Patos de Minas e amplia acolhimento às vítimas

Veja mais