Taxa de desemprego no Brasil cai a 4,7%, menor nível para outubro, e renda cresce

O resultado de outubro também é o menor visto neste ano.

O desemprego brasileiro caiu a 4,7 por cento no mês passado, menor nível para outubro, ao mesmo tempo em que a renda média do trabalhador cresceu em meio ao cenário de atividade econômica fraca mas que viu a ocupação no mercado de trabalho crescer.

Em setembro passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, a taxa de desemprego havia ficado em 4,9 por cento em setembro. O resultado de outubro também é o menor visto neste ano.

Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa era de que a taxa de desemprego ficasse em 4,9 por cento no mês passado.

"No caso da comparação mensal, essa movimentaçao na taxa ocorreu por conta da maior ocupação e da menor procura e menor pressão sobre o mercado de trabalho", afirmou a economista do IBGE, Adriana Beringuy. "Tivemos um aumento da ocupação, o que não se via nos últimos meses", acrescentou.

No mês passado, a população ocupada cresceu 0,8 por cento sobre setembro, chegando a 23,278 milhões de pessoas, enquanto que a desocupada caiu 3,5 por cento na comparação mensal, atingindo 1,142 milhão de pessoas.

O IBGE informou ainda que a renda média real subiu 2,3 por cento em outubro sobre setembro e 4 por cento sobre um ano antes, a 2.122,10 reais.

O cenário econômico brasileiro tem sido marcado pelo fraco desempenho econômico e inflação elevada. Pesquisa Focus do Banco Central com economistas de instituições financeiras mostra que, pela mediana, as expectativas são de que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 0,21 por cento este ano, bem abaixo dos 2,5 por cento vistos em 2013.

A economia brasileira fechou mais de 30 mil postos formais de trabalho em outubro, no pior desempenho para o mês desde pelo menos 1999, segundo números do Ministério do Trabalho.

Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados recentemente pelo IBGE, no segundo trimestre a taxa de desemprego no Brasil havia caído para 6,8 por cento. No primeiro trimestre do ano, o indicador havia ficado em 7,1 por cento.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais