Tambores, baldes e vasos de planta são os principais criadouros do Aedes Agypti em Patos de Minas

Patos de Minas tem risco médio de sofrer uma nova infestação do Mosquito Aedes Aegypti.

Água parada é o principal criadouro do mosquito da dengue.

Patos de Minas tem risco médio de sofrer uma nova infestação do Mosquito Aedes Aegypti. Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti – LIRAa – realizado neste mês de Janeiro e divulgado nessa segunda-feira (28) apontou resultado de 2,1, considerado de Médio Risco pela classificação do Ministério da Saúde.

O LIRAa foi realizado pelo Programa Municipal de Combate a Dengue. Ao longo de três dias os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitaram 4.092 imóveis em todos os bairros do Município. Durante as visitas para recolhimento das amostras, os agentes levaram informações à população e encontraram muitos recipientes com presença de larvas e pupas. Esse material foi encaminhado ao laboratório para análise.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Danielle Cristine Nunes, foram encontradas larvas em quase todos os bairros da cidade. Os principais criadouros são recipientes que estavam servindo de depósito de água e colaborando para a proliferação das larvas do mosquito, como tambores, baldes, pratos e vasos de planta, além de pneus.

Após o resultado do LIRAa, a Prefeitura vai elaborar estratégias de trabalho, intensificando ações como os mutirões, campanhas educativas e continuidade às visitas domiciliares, principalmente nos bairros em que houve maior incidência dos focos do mosquito. “Combater o Aedes aegypti é dever de todos, a colaboração da população é fundamental. O intuito de todo o trabalho realizado pela equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue é promover a saúde da população”, destacou Danielle.

Últimas Notícias

Homem agride idoso com pauladas após flagrá-lo estuprando uma cadela, em Patrocínio

Veja mais

Próximo do início das festividades, estrutura da Fenapraça segue sendo montada a todo vapor

Veja mais

Grupo de amigos ciclistas arrecada doações para afetados no Rio Grande do Sul

Veja mais

Minas Gerais teve mais de 31 mil mortes em acidentes de trânsito de 2015 a 2023

Veja mais

Patenses fazem bonito em etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike em Sergipe

Veja mais

Após passar por processo de reabilitação, onça-parda que havia sido atropelada volta a natureza

Veja mais