Tamanduá-bandeira é visto andando tranquilamente pelas ruas de Rio Paranaíba

Segundo informações de um biólogo, os incêndios são a principal causa para os animais selvagens saírem em busca de alimento e água.

Um tamanduá bandeira foi visto andando tranquilamente por diversas ruas de Rio Paranaíba na manhã desta segunda-feira (14). O animal que está ameaçado de extinção também foi flagrado por câmeras de segurança tanto na Rua Capitão Franklin de Castro e Rua João Leandro ao amanhecer.

Segundo informações de um biólogo, os incêndios são a principal causa para os animais selvagens saírem em busca de alimento e água. Na nossa região, já noticiamos por diversas vezes atropelamento de animais, sendo que o último caso também foi na manhã desta segunda-feira próximo à comunidade de Palmeiras na MG 230. Ainda segundo o biólogo, possivelmente o animal foi sentido ao Parque do Zarico no centro da cidade, onde existe uma grande vegetação.

De acordo com dados da WWF, o tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva. A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.

Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: Paranaíba Agora com informações da WWF

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais