Tamanduá-bandeira é visto andando tranquilamente pelas ruas de Rio Paranaíba

Segundo informações de um biólogo, os incêndios são a principal causa para os animais selvagens saírem em busca de alimento e água.

Um tamanduá bandeira foi visto andando tranquilamente por diversas ruas de Rio Paranaíba na manhã desta segunda-feira (14). O animal que está ameaçado de extinção também foi flagrado por câmeras de segurança tanto na Rua Capitão Franklin de Castro e Rua João Leandro ao amanhecer.

Segundo informações de um biólogo, os incêndios são a principal causa para os animais selvagens saírem em busca de alimento e água. Na nossa região, já noticiamos por diversas vezes atropelamento de animais, sendo que o último caso também foi na manhã desta segunda-feira próximo à comunidade de Palmeiras na MG 230. Ainda segundo o biólogo, possivelmente o animal foi sentido ao Parque do Zarico no centro da cidade, onde existe uma grande vegetação.

De acordo com dados da WWF, o tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva. A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.

Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: Paranaíba Agora com informações da WWF

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa sedia curso de capacitação de dirigentes e gestores de cooperativas

Veja mais

Sucesso na estreia: II Circuito Patense de Xadrez Rápido reúne entusiastas em Patos de Minas

Veja mais

Mulher borrifa perfume em cama e incendeia sobrado após brigar com o namorado

Veja mais

Patos de Minas será contemplado com doses da vacina contra a Dengue

Veja mais

Recém-nascido é transferido em helicóptero do Corpo de Bombeiros para UTI em Montes Claros

Veja mais

Proibido de se aproximar, homem dá socos e enforca ex com bebê nos braços em Patos de Minas

Veja mais