Superlotado: Presídio de Patos Minas atinge o maior número de presos da história

A Secretaria de Estado de Administração Prisional- SEAP- diz que a situação vem ocorrendo em todo o país e que vem trabalhando para gerir as vagas.

Presídio Sebastião Satiro - Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Presídio Sebastião Satiro, de Patos de Minas, atingiu esta semana o maior número de presos da história da unidade. São 440 pessoas recolhidas nas celas do estabelecimento prisional que possui vagas para apenas 167 detentos em regime fechado. A Secretaria de Estado de Administração Prisional- SEAP- diz que a situação vem ocorrendo em todo o país e que vem trabalhando para gerir as vagas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da SEAP, a superlotação não é uma particularidade de Patos de Minas, e nem do estado de Minas Gerais, e sim, uma realidade nacional. A Seap ressaltou que está envidando esforços para reduzir o impacto da lotação por meio da gestão eficiente de vagas.

A Seap destacou também a importância do diálogo permanente com as instituições do sistema criminal, tais como a Vara de Execução Penal, Ministério Público e Defensoria Pública para a busca de soluções relativas ao sistema prisional mineiro, evitando-se, assim, maior déficit de vagas em decorrência da superlotação.

O Patos Hoje também perguntou se há algum projeto para expansão do Presídio, mas com relação a isso não teve posicionamento. Especialistas vêm defendendo mudanças no encarceramento dos presos. Além de ser muito caro para o poder público, o sistema não vem surtindo muito efeito, a consequência é o alto índice de reincidência.

O Ministério Público já implementou mudanças na Associação de Proteção aos Condenados – APAC para aliviar a superlotação do Presídio. A Associação passou a receber presos do regime fechado. Outra medida foi o trabalho. Uma unidade de uma indústria de confecção patense firmou uma parceria com os gestores do Presídio Sebastião Satiro para funcionar no interior da unidade.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais