Superintendente é demitido por telefone após apresentar balanço positivo do Iprem
Milton Romero foi exonerado pelo prefeito Pedro Lucas por telefone.
O diretor do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas, Milton Romero da Rocha Souza, recebeu uma surpresa desagradável na manhã desta segunda-feira (01). Ele foi exonerado pelo prefeito Pedro Lucas por telefone. O superintendente do IPREM apresentou na semana passada um balanço financeiro positivo do órgão.
Ao mesmo tempo em que apresenta um saldo de R$ 171.419.265,73 em investimentos de Patrimônio Líquido, o superintendente do órgão, Milton Romero Rocha, esclarece que dívida da Prefeitura de Patos de Minas com o IPREM é de cerca de R$ 15 milhões e que este valor não está incluindo nos valores apresentados. Esse débito foi adquirido ao longo das últimas administrações.
O prefeito Pedro Lucas parece não ter gostado da atitude do superintendente do Iprem de divulgar as informações relacionadas ao órgão, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Depois de enviar uma notificação extrajudicial determinando que o Patos de Hoje retirasse do ar a publicação, o chefe do executivo também decidiu exonerar o superintendente do IPREM. A demissão aconteceu nesta manhã em um telefonema.
O Instituto de Previdência Municipal de Patos de Minas -IPREM é uma Autarquia Municipal criada pela Lei n° 2.916/91 e tem por finalidade prestar a Previdência e Assistência Social aos servidores públicos municipais de Patos de Minas e a seus dependentes, garantindo-lhes os meios indispensáveis de subsistência por motivo de idade avançada, incapacidade, tempo de contribuição, morte, doença, reclusão e maternidade. Atualmente o órgão atende mais de 900 beneficiários.
Recentemente o Ministério Público Federal publicou um estudo sobre a transparência das administrações municipais de todo o país. A Prefeitura de Patos de Minas recebeu nota 2,5 em uma escala de zero a 10 e ocupou o 487º lugar entre as 853 Prefeituras do Estado de Minas Gerais.
Autor: Maurício Rocha