☰
✕

STJ mantém afastamento de Witzel do governo do Rio

Por 14 votos a 1, ministros entenderam haver indícios para afastá-lo

A maioria dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (2) manter a decisão que afastou governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do cargo. O caso foi julgado pela Corte Especial, colegiado do STJ responsável pelo julgamento de processos envolvendo autoridades com foro por prerrogativa de função. Por 14 votos a 1, os ministros entenderam que a investigação feita até o momento demonstra que há indícios suficientes para justificar o afastamento de Witzel.

Na sexta-feira (28), o governador foi afastado do cargo por 180 dias em uma decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ. O afastamento foi determinado no âmbito da Operação Tris in Idem, um desdobramento da Operação Placebo, que investiga atos de corrupção em contratos públicos do governo do Rio de Janeiro.

A investigação aponta que a organização criminosa instalada no governo estadual a partir da eleição de Witzel se divide em três grupos que, sob a liderança de empresários, pagavam vantagens indevidas a agentes públicos. Os grupos teriam loteado as principais secretarias para beneficiar determinadas empresas.

Após ser afastado, Witzel negou o envolvimento em atos de corrupção e afirmou que seu afastamento não se justifica.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Dupla acusada de invadir clínica veterinária e furtar R$ 14 mil em tesouras é presa pela PM

Veja mais

Homem é preso com fiação quando tentava fugir por buraco feito no muro de empresa de alimentos

Veja mais

Ônibus é incendiado em São Gotardo e polícia apura possível relação com confronto que deixou dois mortos

Veja mais

Escritório de contabilidade fecha hoje em protesto às eleições presidenciais de 2026

Veja mais

Homem de 26 anos é preso após ameaçar desafeto com munições, fugir da polícia e esconder drogas

Veja mais

Flávio ampliou votação em Patos de Minas, mas Lula cresce mais entre os dois turnos; veja

Veja mais