Sob protesto, funcionários da Prefeitura iniciam o corte dos Ficus no Parque do Mocambo
A retirada das árvores gerou protesto de alunos do Conservatório Municipal.
Como já havia adiantado o Patos Hoje, a Prefeitura iniciou na manhã desta terça-feira (07) o corte dos enormes pés de Ficus existentes no Parque Municipal do Mocambo. A retirada das árvores, no entanto, gerou protesto de alunos do Conservatório Municipal. Algumas crianças chegaram a acionar a Polícia Militar de Meio Ambiente para evitar o corte.
Os cinco pés de Ficus foram plantados bem na entrada do Parque Municipal do Mocambo e, com mais de 20 metros de altura, proporcionaram uma agradável sombra para os frequentadores do local. Mas os especialistas alegam que as árvores têm causado mais danos do que benefícios. As raízes estariam danificando tubulações de esgoto que cortam o Parque.
Outro problema verificado pelos especialistas é o apodrecimento dos galhos, o que poderiam desabar sobre os carros e frequentadores do Parque. Além disso, o Ficus não é uma árvore nativa da região. Sua enorme copa inibe o crescimento de outras espécies ao redor e por isso o seu plantio não é recomendado.
Após análise de biólogos da diretoria de Meio Ambiente, o próprio Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente pediu a retirada dos Ficus. O corte das árvores teve início na manhã desta terça-feira e deverá durar a semana inteira. Até lá os alunos do Conservatório Municipal vão continuar protestando. A Larissa e a Júlia não se conformam com a retirada das árvores. Elas chegaram a ligar para a Polícia Militar de Meio Ambienta e a denunciar no Disque Denúncia 181.
De acordo com Ivanildo Alves Zica, presidente do Codema, a Prefeitura deverá construir um Jardim e fazer o plantio de outras árvores nativas da região para compensar o corte dos Ficus.
Autor: Maurício Rocha