Sob muitas críticas, boletim estadual divulga 146 mortes e 4196 casos de COVID-19 em MG

Os novos números mostram que a COVID-19 chegou a 304 municípios de MG e a quantidade de mortes subiu de 139 para 146 em 24 horas.

Imagem Ilustrativa.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira (15) mais um boletim epidemiológico informando sobre os números de coronavírus no estado. Os novos números mostram que a COVID-19 chegou a 304 municípios de MG e a quantidade de mortes subiu de 139 para 146 em 24 horas.

De acordo com o informe estadual, ontem eram 3950 casos confirmados, 246 a menos que os números de hoje, 4196. O boletim ainda informa que há 2094 pacientes em acompanhamento e 1950 recuperados. O número de óbitos foi a 146 e o estado não está divulgando, desde ontem, os casos de pacientes mortos e em recuperação suspeitos.

O último boletim que divulgou os casos suspeitos, Minas Gerais tinha mais de 101.572 casos em investigação e cerca de 123 óbitos suspeitos. Um número que confirma a baixa testagem no estado e que vem sendo motivo de muita crítica por parte dos especialistas. Para se ter uma ideia, desde o início da crise, há mais de dois meses, foram feitos pelo sistema público 16.953 testes  no estado, menos de 15% do necessário para zerar a contagem.

A baixa testagem é criticada porque os administradores acabam ficando sem informações sobre a propagação do vírus, sendo assim não tendo condições de traçar estratégias para flexibilizar ou tornar mais rigorosas as ações de combate à COVID-19. O município de Patos de Minas criticou nessa quinta-feira (14) as poucas informações divulgadas pelo Estado de MG.

Segundo a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, retirando o total de casos notificados suspeitos e acrescentando o número de casos recuperados, a base de dados do sistema estadual não oferece informações suficientes para que a Vigilância Epidemiológica entenda o cenário da doença em sua totalidade.

Em Patos de Minas, os números da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde se igualaram nesta sexta-feira (15). A Capital do Milho tem 19 casos confirmados e uma morte. Os 2 casos de Carmo do Paranaíba foram excluídos do boletim estadual, mas o Prefeito César Caetano acabou confirmando dois casos positivos no município nessa quinta-feira (14). Os pacientes possuem idades entre 50 e 70 anos, sendo que uma das pessoas está internada no Hospital Regional em Patos de Minas.

Os casos continuam avançando em outras cidades do Alto Paranaíba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Patrocínio continua com 19 e uma morte;  Paracatu está com 18 e uma morte; Araxá foi a 15 casos e 1 morte; Araguari 13 casos e uma morte; Unaí foi a 18 casos; Monte Carmelo 7 casos; Vazante foi a 9 casos; São Gotardo 3 casos; Serra do Salitre 1 caso; Três Marias 1 caso; e Varjão de Minas 1 caso.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nesta quinta-feira o maior número diário de casos confirmados de coronavírus no país desde o início da pandemia, com mais 13.944 infecções, o que faz com que o total atinja 202.918, com 13.994 mortes em decorrência da Covid-19, informou o Ministério da Saúde. O país notificou 844 novos óbitos nas últimas 24 horas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais