☰
✕

Sindicatos ligados ao comércio travam batalha e seguem sem realizar acordo coletivo em Patos de Minas

Nossa reportagem conversou com os presidentes do Sindcomércio e do Sindec na manhã desta sexta-feira (22) e eles falaram os motivos da não realização do acordo.

A novela envolvendo o acordo coletivo entre o sindicato dos comerciantes e o sindicato dos empregados do comércio parece estar longe do capítulo final. Isso porque já estamos no segundo semestre e as partes ainda não chegaram em um denominador comum. Nossa reportagem conversou com os presidentes do Sindcomércio e do Sindec na manhã desta sexta-feira (22) e eles falaram os motivos da não realização do acordo.

Desde o início do ano, os dois lados vêm tentando entrar em um acordo que seja satisfatório para empregados e empregadores, mas as conversas não têm avançado muito. De acordo com Eduardo Soares, presidente do Sindcomércio, quando um acordo verbal estava firmado, algumas coisas mudaram e as negociações voltaram a estaca zero.

Eduardo contou que uma reunião jurídica das duas partes em Belo Horizonte no final de junho e que um acordo verbal firmado poderia dar fim a novela, entretanto isso não aconteceu. “Quando a gente foi assinar o acordo coletivo, o texto havia sido mudado e não constava nada daquilo que nós havíamos firmado anteriormente e por esse motivo nós não assinamos” disse Eduardo.


Já o presidente do Sindec, Ascendino César disse que há uma série de imposições que não são satisfatórias para o empregado do comércio. Ascendino contou que mesmo sem realizar o acordo com o sindicato patronal, o Sindec vem firmando acordos direto com as empresas para que o trabalhador não fique lesado. Ele ressaltou ainda que precisa haver um equilíbrio entre as convenções coletivas de Patos de Minas e também de outras três cidades sendo Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário e Lagoa Formosa.


“Nós queremos negociar dentro daquilo que leve benefício para o trabalhador e não somente para a categoria patronal, não podemos admitir isso de forma alguma” disse Ascendino. As duas partes disseram que ainda haverá mais conversas na tentativa de se chegar em um acordo.

Últimas Notícias

SAMU se posiciona sobre negativa de transporte à idosa e nega omissão no caso

Veja mais

Vaquinha solidária busca ajudar chaveiro atingido por incêndio a reconstruir espaço de trabalho

Veja mais

Produtores enfrentam até 26 piques de energia por dia, acumulam prejuízos e denunciam a Cemig

Veja mais

Morre motociclista de 32 anos que sofreu grave acidente na BR365, em Patos de Minas

Veja mais

Homem e mulher se desentendem em motel e caso vai parar na delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Bombeiros passam o dia combatendo incêndio que ameaçou residências na zona rural de Lagoa Formosa

Veja mais