Sindicato apresenta projeto “Estudante Faz Arte da Fenamilho 2012” a diretores

Os preparativos para a 54ª Fenamilho já começaram e as novidades já estão sendo apresentadas à sociedade patense.


Dezenas de diretores escolares participaram da apresentação no Memorial do Milho.
Os preparativos para a 54ª Fenamilho já começaram e as novidades já estão sendo apresentadas à sociedade patense. Nesta quarta-feira (15), o Sindicato Rural e a Fundação Casa da Cultura do Milho apresentaram para os diretores de escolas de Patos de Minas o formato que será desenvolvido o tradicional Projeto “A Educação Resgatando a História e a Cultura de Patos de Minas.” Algumas novidades vão fazer parte do projeto.

O concurso artístico e literário já está na 7ª edição e conta com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares de Patos de Minas. No ano passado, foram cerca de 15 mil alunos participantes e milhares de trabalhos. A novidade este ano está no aumento do número de categorias. Serão 8 categorias que além de contarem com o tema principal, também terão um subtema.

Dezenas de diretores escolares participaram da apresentação. De acordo com Regina Maria de Faria Carvalho, presidente da comissão, a intenção do concurso é registrar o que acontece durante a Fenamilho, mostrando a visão do estudante. Ela contou que as novidades foram pensadas para aperfeiçoar o programa, mas sempre preservando a ideia do concurso. Selma Helena Marques, integrante da comissão, apresentou o formato do trabalho para os diretores.

Neste ano, o tema central será Fenamilho: encontro, história, cultura, lazer e negócios em Patos de Minas e Região.

• Categoria A -Desenho – Da Educação Infantil (a parir de 4 anos),1º e 2º Anos/9 e APAE- SUBTEMA - Fenamilho : lazer, diversão e alegria.
• Categoria B – Carta informal/pessoal – Ensino fundamental- 3º ao 5º anos/9 e EJA do ensino fundamental-
• SUBTEMA - Convite à Fenamilho: um mundo de atrações.
• Categoria C - História em quadrinhos – Ensino Fundamental – 6º e 7º anos/9 – SUBTEMA – Os símbolos da festa do milho e de Patos de Minas; a cultura e as apresentações.
• Categoria E – Crônica histórica – Ensino Médio – 1º e 2º anos – SUBTEMA – O folclore e as raízes de Patos de Minas.
• Categoria F - Artigo de Opinião – Ensino Médio – 3º ano- SUBTEMA – Os avanços do agronegócio no caminho da sustentabilidade.
• Categoria G – Cartão Postal – Todos os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio das escolas públicas e particulares – SUBTEMA – Desenho Urbano e Monumentos Patenses.
• Categoria H – Desenho da capa – Alunos do EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) da APAE – SUBTEMA – Fenamilho: da palha do grão.

Os objetivos do Programa são:

Reconhecer e valorizar o trabalho e a cultura do milho como fonte de riqueza do município e região;
• Resgatar a História de Patos de Minas e da tradição da Fenamilho, motivando a classe estudantil a reproduzir e recriar esse cenário, com a utilização de diversos gêneros.
• Oportunizar e reconhecer talentos e habilidades dos educandos.
• Enriquecer a programação da Fenamilho/2012, com atividades específicas nas áreas de educação e cultura.
• Registrar e divulgar a Fenamilho e as manifestações socioculturais e econômicas.

A escola poderá inscrever até 5 trabalhos por categoria, respeitando os critérios exigidos em cada uma delas. Os trabalhos deverão ser apresentados no Memorial do Milho - Parque de Exposições, no período de 11,12 e 13 de abril de 2012, em horário comercial.

Outra novidade é a capacitação nos gêneros textuais para professores envolvidos no projeto, de 27 a 29 de fevereiro e os interessados deverão se enscrever na sede do Sindicato dos Produtos Rurais.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais