Sindcomércio pede mais prazo para implantar lei das sacolinhas biodegradáveis

O ofício encaminhado à Câmara Municipal este mês argumenta que os pequenos comerciantes estão com dificuldades para cumprir a lei.


O SindiComércio encaminhou um ofício  para a Câmara Municipal solicitando a prorrogação do prazo para a lei entrar em vigor.
O Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas quer prorrogar o prazo de entrada em vigor da lei que institui as embalagens biodegradáveis no município. O ofício encaminhado à Câmara Municipal este mês argumenta que os pequenos comerciantes estão com dificuldades para cumprir a lei que entra em vigor nos próximos dias.

A poluição causada pelas sacolinhas tem sido motivo de preocupação nos quatro cantos do país. Em Patos de Minas, a Câmara Municipal aprovou uma lei obrigando a substituição do plástico das sacolinha por material oxi-biodegradável. A lei foi aprovada no dia 23 de agosto de 2010 e os comerciantes tiveram dois anos para se adequarem.

O SindComércio argumenta, no entanto, que o prazo não foi suficiente para todos os comerciantes se adequarem. Os supermercados e as lojas de maior porte já começaram a cumprir a lei. A maioria já usa sacolinhas de plástico biodegradável. Segundo o Sindicato, os pequenos comerciantes é que ainda não conseguiram se adequar.

O prazo termina no próximo dia 23 de agosto. O SindiComércio pede que a Câmara Municipal aprove um aditivo prorrogando por mais um ano o prazo para a entrada em vigor da lei das sacolinhas biodegradáveis. Se isso acontecer, a mudança só será cobrada a partir do dia 23 de agosto do ano que vem.

A multa pelo descumprimento da lei é de 3.000 Unidades Fiscais do Município de Patos de Minas. A Câmara Municipal ainda não decidiu se vão acatar o pedido.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais