Sinal de TV analógico para de funcionar e Governo estuda implantação da TV 3.0

A nova tecnologia permitirá à população desfrutar de imagens com qualidade superior, som imersivo e recursos avançados de interatividade.

Após o fim do funcionamento do sinal analógico, o Ministério das Comunicações estuda a implantação da TV 3.0 que representará um avanço significativo para o Brasil. A pasta alerta que ninguém ficará prejudicado, porque será de forma gradual. A nova tecnologia permitirá à população desfrutar de imagens com qualidade superior, som imersivo e recursos avançados de interatividade. Trata-se da televisão do futuro: mais moderna, inclusiva e conectada com as necessidades do cidadão brasileiro.

Nenhum cidadão precisará trocar de TV imediatamente. A implantação ocorrerá de forma gradual, seguindo um cronograma nacional estruturado. Será nos mesmos moldes da bem-sucedida transição do sinal analógico para o digital. O último dia do sinal analógico de TV em Patos de Minas aconteceu nessa segunda-feira (30). A partir de agora, na Capital do Milho, somente sinal digital.

A fase preparatória está prevista para ser concluída em 2025, com início das primeiras transmissões da TV 3.0 até a Copa do Mundo de 2026. A migração será escalonada, começando pelas grandes capitais, e haverá um período de convivência entre os sistemas atual e novo. Todo o processo deve levar entre 10 e 15 anos.

A estimativa de custo de R$ 400 para os conversores é prematura. Com a evolução do mercado e o aumento da escala de produção, os valores devem cair progressivamente, como ocorreu em transições tecnológicas anteriores. O governo federal está acompanhando de perto o desenvolvimento desses equipamentos com o objetivo de garantir acesso democrático e acessível à nova tecnologia.

Assim como em outras inovações tecnológicas, como rádio, telefonia móvel ou a própria TV digital, é natural que o acesso a novas funcionalidades exija, com o tempo, a atualização dos aparelhos. Esse é um processo global e faz parte do avanço tecnológico em todas as sociedades modernas.

Além da melhoria técnica, a TV 3.0 terá um papel estratégico na comunicação pública. A minuta do decreto que regulamenta o novo modelo prevê a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que permitirá, futuramente, o acesso a serviços públicos diretamente pela televisão, promovendo maior integração entre Estado e cidadão.

O Brasil será o primeiro país da América Latina e do BRICS a implantar a TV 3.0, reafirmando sua posição de liderança no desenvolvimento da televisão digital. Após o sucesso do padrão nipo-brasileiro ISDB-T — hoje adotado por diversos países —, o país dá mais um passo importante rumo à inovação tecnológica, à inclusão digital e ao fortalecimento da comunicação pública nacional.

Fonte: Ministério das Comunicações

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais