SICOOB Credicopa entrega uniformes para alunos do

Para receber os uniformes, as crianças estiveram presentes no saguão do SICOOB Credicopa, nessa quarta-feira.

Foto: Elisa Peres

Pelo quarto ano consecutivo, as 100 crianças e adolescentes do Promam, que fazem parte do ‘Projeto Estar Corpo de Dança’, foram beneficiados com uniformes de dança e de passeio, patrocinados pelo SICOOB Credicopa, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Promam.
Para receber os uniformes, as crianças estiveram presentes no saguão do SICOOB Credicopa, nessa quarta-feira (16), em dois turnos: às 9h30 e às 15h. Na ocasião, estiveram presentes a diretoria do SICOOB Credicopa (na presença de cooperados), do Promam e da Prefeitura Municipal.

Durante a entrega dos uniformes, as crianças receberam sucos doados gentilmente pela Cemil (Cooperativa Central Mineira de Laticínios).

Sobre o Projeto Estar

O Projeto Estar começou a partir do sonho de ver crianças e adolescentes dançando em um lugar privilegiado, com uniformes de qualidade, num trabalho de Arte-Educação. Para que esse projeto social virasse realidade, era preciso unir o poder público a uma empresa especial que também acreditasse no valor desse sonho. Não podia ser qualquer tipo de parceria; precisava ser uma que o alimentasse, que o regasse, que o cultivasse, acreditando nos frutos saudáveis que ele poderia gerar.

Assim, o SICOOB Credicopa, em parceria com o Promam, deram o suporte estrutural para que o Projeto nascesse e assinaram o compromisso, no dia 16 de agosto de 2006. Tão logo ocorreu essa parceria, as obras começaram e o que antes era uma simples sala de aula, virou uma bela sala de ballet, contendo todas as especificidades que essa técnica exige para o seu aprendizado. Enquanto tudo isso ficava pronto, foi aproveitado um espaço improvisado para dar a base a esses alunos que nunca haviam tido aulas de ballet, mas que sonhavam em ser bailarinos.

O Projeto Estar tem como perspectivas trabalhar de maneira estrutural a dança, levando a 100 crianças e adolescentes as diversas linguagens desta arte e cuidando para que eles tenham condições físicas e psicológicas a um aprendizado adequado. Para que tudo isso aconteça é oferecido alimentação, assistência social e psicológica.

A arte é, sem sombra de dúvida, força e poder de transformação, pois é forma de comunicação; ela antecede à própria linguagem falada e, como tal, destina-se a transformar experiência em memória, memória em expressão e expressão em ação.

Para aplicar tudo isso, foram formadas cinco turmas de balé clássico com os alunos de acordo com o aprendizado e a faixa etária. Eles têm a possibilidade de entrar no Projeto com cinco anos e sair aos quinze. Os alunos são selecionados, segundo os critérios da Fundação PROMAM.

São oferecidas aulas de ballet clássico e tópicos especiais para aprofundamento da dança, como composição coreográfica, folclore, debates e leituras de textos, Dança Educativa Moderna, Dança Contemporânea, nomenclatura do ballet clássico e história da dança, entre outros.

Houve muita dedicação, doação e competência por parte de todos os envolvidos para que a fábrica de sonhos pudesse se tornar realidade, promovendo a inclusão social, através da dança, abrindo espaço para cada aluno contemplado mostrar seu talento.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais