Setembro Amarelo em Patos de Minas têm palestras em escolas e empresas sobre como evitar suicídios

Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento propõe iniciativas de conscientização e prevenção ao suicídio.

Imagem divulgação da Campanha.

A campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014. Idealizada pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP), a iniciativa foi trazida para o âmbito nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. Já em Patos de Minas, a ação pioneira foi realizada pelo Instituto Crescer, esforços que seguem aos dias atuais através da Ello (Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento).

A campanha desenvolvida pela Ello em Patos de Minas abraça diversas palestras em empresas e escolas da região, assim como a divulgação de informações sobre prevenção em mídias online e veículos de comunicação locais. A empresa utiliza um método mundialmente recomendado por instituições que se dedicam à causa, a difusão de informações confiáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 9 em cada 10 suicídios poderiam ser evitados. O documento “Prevenção do Suicídio: um manual para profissionais da mídia”, produzido pela OMS sugere que “a disseminação apropriada da informação e o aumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção ao suicídio”.

“Falar é a melhor solução”, este é o tema proposto pela campanha nacional. De acordo com o Terapeuta Comportamental, Esequias Caetano o assunto é delicado e quando abordado de forma adequada, os efeitos resultam na redução significativa dos índices de suicídio. “Como o tema ainda é um tabu sobre o qual as pessoas têm medo de falar, ele é cercado de mitos. Muitos associam o ato à coragem ou covardia, quando na verdade, vem de uma história de bastante sofrimento e dificuldade”.

O profissional chama a atenção para a importância de as pessoas ficarem atentas e conhecerem as estratégias de prevenção. “Com um maior número de conhecedores dos sinais de risco de suicídio, assim como pessoas atentas e conscientes dos recursos disponíveis para ajudar o próximo, as chances de novas mortes por autoextermínio serem evitadas são maiores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setembro Amarelo

Últimas Notícias

Nasceu de novo: veículo desce ribanceira de quase 200 metros na MGC 354 e motorista sobrevive

Veja mais

Assembleia do Republicanos confirma candidaturas de Lud Falcão e Coronel Azevedo; partido ainda aguarda anúncio de Cleitinho

Veja mais

Ford Moderna é inaugurada em Patos de Minas e marca o retorno da marca com uma noite histórica

Veja mais

Homem acaba preso após ameaçar a ex-companheira em audiência no Fórum de São Gotardo

Veja mais

Veículos vão parar na ribanceira em dois acidentes seguidos na entrada do bairro Campos Elísios

Veja mais

Vendaval com chuva inesperada causa estragos e acidentes em Patos de Minas

Veja mais