Setembro Amarelo em Patos de Minas têm palestras em escolas e empresas sobre como evitar suicídios

Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento propõe iniciativas de conscientização e prevenção ao suicídio.

Imagem divulgação da Campanha.

A campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014. Idealizada pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP), a iniciativa foi trazida para o âmbito nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. Já em Patos de Minas, a ação pioneira foi realizada pelo Instituto Crescer, esforços que seguem aos dias atuais através da Ello (Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento).

A campanha desenvolvida pela Ello em Patos de Minas abraça diversas palestras em empresas e escolas da região, assim como a divulgação de informações sobre prevenção em mídias online e veículos de comunicação locais. A empresa utiliza um método mundialmente recomendado por instituições que se dedicam à causa, a difusão de informações confiáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 9 em cada 10 suicídios poderiam ser evitados. O documento “Prevenção do Suicídio: um manual para profissionais da mídia”, produzido pela OMS sugere que “a disseminação apropriada da informação e o aumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção ao suicídio”.

“Falar é a melhor solução”, este é o tema proposto pela campanha nacional. De acordo com o Terapeuta Comportamental, Esequias Caetano o assunto é delicado e quando abordado de forma adequada, os efeitos resultam na redução significativa dos índices de suicídio. “Como o tema ainda é um tabu sobre o qual as pessoas têm medo de falar, ele é cercado de mitos. Muitos associam o ato à coragem ou covardia, quando na verdade, vem de uma história de bastante sofrimento e dificuldade”.

O profissional chama a atenção para a importância de as pessoas ficarem atentas e conhecerem as estratégias de prevenção. “Com um maior número de conhecedores dos sinais de risco de suicídio, assim como pessoas atentas e conscientes dos recursos disponíveis para ajudar o próximo, as chances de novas mortes por autoextermínio serem evitadas são maiores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setembro Amarelo

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais