Serviço de Inspeção Regional do CISPAR é vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Representando o CISPAR, estiveram presentes, o ex-presidente do consórcio, prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, o atual presidente, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida e, o coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro P

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29/04), o SIR (Serviço de Inspeção Regional) do CISPAR, recebeu a premiação da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento realizado em Belo Horizonte, teve a presença do governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

Representando o CISPAR, estiveram presentes, o ex-presidente do consórcio, prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, o atual presidente, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida e, o coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro. O SIR concorreu com outros quatro consórcios, na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal. A premiação é um reconhecimento aos esforços do CISPAR e dos municípios consorciados, para estruturação do Serviço de Inspeção Regional de Produtos de Origem Animal, que tem auxiliado prefeituras na fiscalização e certificação desses produtos, além de beneficiar a agroindústria regional com a possibilidade de ampliação do seu território de comercialização.

Queijos, carnes, embutidos, mel e outros produtos certificados pelo SIR, podem ser comercializados em todo território de municípios consorciados ao projeto. Com a adesão do CISPAR ao SISBI-POA, concedido pelo Ministério da Agricultura no final do ano passado, a certificação do consórcio passa a ter equivalência do selo federal, permitindo a comercialização dos produtos regionais em nível nacional. Essa conquista representa não só a possibilidade de crescimento para a agroindústria regional, mas também a garantia de segurança alimentar na mesa dos consumidores.

A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades. O SIR, foi inscrito pela cidade de Guimarânia, do ex-presidente do Consórcio, prefeito Adílio Alex dos Reis, que foi grande incentivador do projeto na região. Além do CISPAR, ainda foram vencedores da etapa estadual, as cidades de: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Cidade Criativa e Empreendedora) e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).

Pedro Pinheiro, coordenador do SIR, explica que nos municípios que não possuem o Serviço de Inspeção Municipal, há uma grande dificuldade por parte dos produtores rurais para certificar seus produtos. O consórcio veio para sanar essa dificuldade da agroindústria e das prefeituras, permitindo a estruturação do serviço de forma compartilhada entre as cidades, diminuindo custos e dando oportunidade de contratar equipe técnica capacitada, que possivelmente seria inviável, sobretudo para os pequenos municípios.

Durante o concurso, o CISPAR recebeu a visita técnica de representantes do Sebrae Minas, que verificaram de perto, as ações implementadas pelo Serviço de Inspeção Regional. Com a conquista da etapa estadual do prêmio, o consórcio agora segue para concorrência na etapa nacional, com projetos de demais estados. A premiação nacional acontece no dia 28 de junho, em Brasília.



Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais