Sérgio Piau ameaça fechar UTIs caso prefeitura não ofereça mais suporte ao Hospital São Lucas

Ele afirma que é impossível manter os atendimentos sendo remunerado pela tabela do SUS que não é reajustada há cerca de 20 anos e cobra mais recursos por parte da Administração Municipal.

Médio e empresário Sérgio Piau.

Os cerca de 30 leitos de UTIs adulto e 20 leitos de UTIs neonatal do Hospital São Lucas podem ser fechados. A afirmativa é do médio e empresário Sérgio Piau que é o proprietário e administrador a unidade hospitalar. Ele afirma que é impossível manter os atendimentos sendo remunerado pela tabela do SUS que não é reajustada há cerca de 20 anos e cobra mais recursos por parte da Administração Municipal.

Na tarde dessa segunda-feira (04) a reportagem do Patos Hoje foi até o Hospital São Lucas questionar o médico Sérgio Piau sobre a situação da unidade hospitalar. Ele disse que o hospital continua funcionando, mas argumentou que a continuidade dos atendimentos depende de um suporte financeiro do município. Uma reunião foi marcada com o prefeito e membros do conselho municipal de saúde para definir o futuro do hospital.

Desde que reassumiu a administração do Hospital São Lucas, Sérgio Piau enfrenta problemas, inclusive com a saída de profissionais.   “Nós demitimos jardineiros porque aqui no hospital não tem jardim, demitimos também um profissional de hotelaria dentre outros”. De acordo com o médico, o Hospital São Lucas trabalha hoje com 150 leitos entre hemodiálise, UTI, neonatal.

Na entrevista, Sérgio Piau disse que o Hospital São Lucas só irá continuar funcionando normalmente se a prefeitura garantir um suporte e também se a tabela de repasse do SUS for corrigida. “Tem 20 anos que não há aumento na tabela do SUS. Onde eu vou conseguir médico para fazer uma cirurgia e ganhar menos de R$80,00? É impossível”. Sérgio disse ainda que, se não houver um suporte do município, apenas a hemodiálise irá funcionar.

“Se houver esse suporte nós vamos continuar oferecendo uma medicina humanizada e de qualidade. Eu não vou brincar de fazer medicina. Se não houver o suporte eu fecho as UTIs e os CTIs e fico apenas com a hemodiálise por enquanto”, afirmou Sérgio Piau.

Se a ameaça for cumprida, o município pode ter dificuldades para atender a população, principalmente a mais carente. O Hospital São Lucas é o único a fazer atendimentos pelo SUS em Patos de Minas. O Patos Hoje também vai ouvir a Administração Municipal sobre o assunto e uma nova reportagem será publica.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais