Seplag retira necessidade de autenticação de documentos nos serviços públicos estaduais online

A medida tem como objetivo diminuir a burocratização e foi implantada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), como parte do programa Minas Atende.

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (22) que eliminou a necessidade de autenticação de documentos nos serviços públicos cadastrados no Portal MG ( mg.gov.br ). A medida tem como objetivo diminuir a burocratização e foi implantada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), como parte do programa Minas Atende.

A revogação da autenticação deve afetar a maior parte dos 1.051 serviços públicos disponíveis no Portal, a exemplo da renovação de matrícula na rede estadual, pagamento de impostos, entre outros. “A retirada da exigência de autenticação de documentos – prevista, inclusive, em Lei Federal – é uma meta vencida e não temos dúvidas de quanto isso facilita a prestação dos serviços, além de eliminar custos ao cidadão”, afirma a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes.

Segundo a subsecretária, agora cabe ao agente administrativo atestar a autenticidade do documento, mediante a comparação entre o original e a cópia, sem a necessidade de o usuário apresentar a cópia autenticada em cartório.

A Seplag ressalta que a autenticação ainda pode ser exigida em casos específicos e/ou por exigência legal. A exigência de documentos autenticados se mantém, por exemplo, para os casos em que o usuário não pode apresentar o documento original no ato da solicitação do serviço para conferência do agente administrativo, em documentos enviados pelos Correios, assim como para os casos em que o documento solicitado é originalmente autenticado, como a procuração pública, e em serviços nos quais a exigência esteja especificada em lei.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais