☰
✕

Senado aprova PL que amplia para mais 20 categorias o auxílio emergencial

Artesãos e cabeleireiros estão entre novas classes de beneficiados

O plenário do Senado Federal, em sessão remota, aprovou por unanimidade (81 votos) o texto substitutivo do PL 873/2020, que amplia o auxílio emergencial de R$ 600 previsto na Lei nº 13.982/2020 para categorias de trabalhadores ainda não contempladas e que tenham perdido renda em função da pandemia do novo coronavírus.

Com a decisão, o Congresso Nacional incluiu mais de 20 categorias na lista do benefício, entre eles extrativistas, assentados da reforma agrária, artesãos, profissionais da beleza (como cabeleireiros), ambulantes que comercializem alimentos, diaristas, garçons, motoristas de aplicativos, taxistas e catadores de recicláveis.

O texto aprovado proíbe que instituições financeiras façam descontos ou compensações sobre o valor do auxílio emergencial, mesmo que o beneficiário esteja em débito com a Caixa Econômica Federal ou outra instituição responsável pelo pagamento do auxílio.

O substitutivo proíbe a recusa de concessão do auxílio emergencial a trabalhador civilmente identificado sem CPF ou título de eleitor regularizado e estabelece, também, mecanismos de regularização do CPF.

O projeto original é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e foi aprovado na casa por unanimidade. A proposta foi alterada na Câmara dos Deputados e, por isso, o texto substitutivo teve que voltar à apreciação do Senado. Com a nova votação no Senado, o projeto agora deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Sargento reformado é indiciado pela Polícia Civil por tentativa de homicídio contra o vizinho em Patos de Minas

Veja mais

Sindicato Rural entrega nova patrulha para reforçar o policiamento no campo em Patos de Minas

Veja mais

Festa de Nossa Senhora do Rosário tem programação especial nesta quarta-feira e segue até 12 de outubro

Veja mais

Filho relata que mãe discutiu com namorado por mensagens horas antes de ser encontrada morta em Patos de Minas

Veja mais

A análise dos números que impediram Patos de Minas de eleger um deputado federal mais vez

Veja mais

Após denúncia de feminicídio, mulher é encontrada morta dentro de casa em Patos de Minas

Veja mais