Seminário promovido pela Agroceres na Agrofena atrai produtores de todo o país

O encontro teve a participação do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.


O ex-ministro da agricultura traçou boas perspectivas para o agronegócio brasileiro.

Produtores rurais e empresários da agroindústria de diversas partes do país participaram do Seminário “Economia e Negócios” promovido pela Agroceres na noite dessa terça-feira (05), no auditório do Parque de Exposições. O encontro, que fez parte da programação da Agrofena, trouxe também à Patos de Minas o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.

A palestra “Perspectivas para o mercado de grãos e carnes”, ministrada pelo sócio-diretor da consultoria Celeres, Anderson Galvão, abriu o encontro. A expectativa, segundo ele, é que o aumento da demanda mundial por alimentos contribua com um cenário mais positivo para os produtores rurais nos próximos anos.

A segunda palestrada da noite foi proferida pelo ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues. O professor de economia rural começou falando de uma preocupação. Ele disse que a falta de uma liderança mundial pode por em risco a democracia. Por outro lado, o ex-ministro fez projeções animadores para a agricultura nacional.

Roberto Rodrigues destacou que o Brasil é o país que tem a maior capacidade de crescimento de produtividade com sustentabilidade do mundo e destacou a afirmação em números. Segundo o ex-ministro, nos últimos 10 anos a agricultura nacional conseguiu crescer 176% com um crescimento de área plantada de apenas 36%. “Isso é sustentabilidade”, destacou Rodrigues.

Ao propor um projeto mundial de “Segurança Alimentar e Energética”, Roberto Rodrigues falou sobre o crescimento do número de famintos e da demanda por alimentos no mundo. Um levantamento da FAO estima que a produção mundial de alimentos precisa crescer 70% até 2050 para atender a demanda global.

Com relação ao Brasil as perspectivas são otimistas. Segundo Roberto Rodrigues, produção agrícola nacional vai crescer 40% até o ano de 2020. O ex-ministro disse que tem percorrido o mundo apresentando os desafios do agronegócio para os próximos anos e afirmou que os números da produção nacional impressionam.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais