Semeando promove integração entre escolas urbanas e rurais

Estão previstas ainda, visita a nascentes, construção de viveiro para plantio de sementes de ipê rosa, dentre outras atividades.

O Programa Semeando, desenvolvido pela FAEMG/SENAR, dentro do tema central Integração Campo-Cidade, promove uma grande confraternização entre os alunos das escolas situadas na zona urbanas e as do meio rural. Com as atividades nas escolas, os alunos e professores podem se inscrever nos Concursos de Desenho, Redação e de Experiências Pedagógicas, até o dia 04 de outubro. Os regulamentos dos concursos podem ser acessados no site: www.senarminas.org.br - Menu Programa Semeando 2010.

Em Tiros, o projeto denominado “Semeando Atitudes – Somos Guardiões da vida na terra” proporcionou a união entre as escolas municipais João Francisco Capetinga (urbana) e José Vicente de Oliveira (povoado Serra do Moinho). A professora da E.M. João Capetinga, Jalma Rodrigues da Silva, informou que no povoado, os alunos do 5º ano realizaram o plantio de mudas de árvores e conheceram o trabalho feito pela escola rural. Segundo ela, dentro do programa, a E.M. João Capetinga realizou ainda uma caminhada pelas ruas da cidade, encontro com produtores rurais, visitas a propriedades rurais. Estão previstas ainda, visita a nascentes, construção de viveiro para plantio de sementes de ipê rosa na escola, dentre outras atividades. O encerramento será com apresentações artísticas e gincana solidária.

Em Patos de Minas, a Escola Estadual Elza Carneiro Franco, também, proporcionou aos alunos uma integração maior com outro estabelecimento. A visita foi feita à Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, oportunidade em que os alunos puderam conhecer as atividades rurais realizadas pelos alunos do ensino médio e do curso de técnico agrícola. O projeto na Escola Elza Carneiro foi desenvolvido pelas professoras Sara de Fátima Araújo, Aparecida Cristina Souza Tavares e Célia Aparecida Marques Landim. Segundo Sara, o objetivo foi possibilitar que os alunos conhecessem o processo produtivo no campo e vissem a dificuldade em se produzir alimentos. “Queremos com isso, que os alunos da nossa escola, que situa-se na área urbana, valorizem o trabalho do homem do campo”, acrescentou.

Em Lagoa Grande, a Escola Estadual Santa Terezinha desenvolveu também, uma série de atividades dentro do Programa Semeando, com destaque para: oficina de chás com uso de plantas medicinais pesquisadas e coletadas no Cerrado pelos próprios alunos; produção de brinquedos com material reciclável; intercâmbio com alunos do meio rural e palestra de conscientização para a preservação ambiental. O trabalho foi desenvolvido pelas professoras Iracema de Fátima Bernardes da Silva (Matemática e Ciências), Neide Aparecida Silva (Português), Esmeralda José Vieira Borges (Inglês e Religião) e Kátia Daniela Machado Lopes (Geografia). Envolveu os alunos dos 6º, 7º e 8º anos.

O Programa Semeando tem a parceria do SEBRAE, Governo de Minas, Sistema Sicoob Crediminas, CBMM, Bunge, Dow AgroSciences, sindicatos de produtores rurais, Superintendências Regionais de Ensino e Prefeituras.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais