Sem servidores há 2 meses, pais e alunos são obrigados a limpar escola municipal

Pais, alunos e professores estão sendo obrigados a trabalharem na limpeza para deixar a escola em condições de ensino.

Alunos fazendo a limpeza de uma das salas de aula da Escola.

A situação de uma Escola Municipal na zona rural de Patos de Minas está crítica. A instituição de ensino, na comunidade de Curraleiro, está sem auxiliar de serviço há mais de dois meses e a sujeira está por todo lado. Pais, alunos e professores estão sendo obrigados a trabalharem na limpeza para deixar a escola em condições de ensino.

Muita poeira, fezes de passarinhos, pó de giz e diversos outros tipos de sujeira estão por todos os lados na Escola Municipal João Gualberto de Amorim Jr. Alunos com menos resistência à sujeira acabam tendo que deixar a sala de aula porque não suportam o ambiente nada saudável. Professores são da mesma forma.

Para evitar que a situação fique ainda mais crítica, pais que visitam a escola acabam pegando as vassouras para minimizar a situação. Os estudantes e professores estão fazendo a mesma coisa. Com baldes e rodos, os alunos foram ao trabalho na semana passada e a aula, como não tinha outro jeito, acabou sendo interrompida.

E a interrupção das aulas tem se tornado frequente. Vários professores, após o sino, já vão para a sala de aula com os materiais de limpeza. Panos para limparem as carteiras são indispensáveis. O problema é que todas as vezes as aulas têm que ser interrompidas para que seja realizada a limpeza da escola e o ensino acaba que fica prejudicado.

A falta de limpeza aconteceu há cerca de dois meses quando um funcionário se aposentou e a outra deixou a escola. Após isso, pais e alunos vêm cobrando providências da Prefeitura Municipal, mas até o momento nada aconteceu. Eles querem pelo menos dois funcionários para trabalharem na limpeza da escola.

"De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, houve a realização do Processo Seletivo 01/2014, para contratação de auxiliar de serviço.

Em obediência a convocação da lista de classificados, os convocados foram chamados, no entanto, desistiram das vagas quando tomaram ciência de que seriam designados para a comunidade de Curraleiro.

Diante disso, serão enviados servidores públicos municipais efetivos temporariamente para a execução do serviço de limpeza da Escola Municipal João Gualberto de Amorim Júnior.

Moradores da localidade se dispuseram a fazer a limpeza, mas a administração municipal ressalta que não pode fazer a contratação direta de funcionários."

Atualizada às 11h51min desta terça-feira (16)

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Esqueceu o número do seu candidato? Veja aqui a identificação de todos os concorrentes

Veja mais

Vídeo mostra briga de dois homens e até crianças no parquinho da orla da Lagoa Grande

Veja mais

Socorristas do Samu passam quase uma hora tentando salvar paciente que sofreu parada cardiorrespiratória

Veja mais

ExpoPatos, maior feira comercial da região, começa nesta sexta-feira no Parque de Exposições

Veja mais

É golpe! Cemig orienta clientes sobre tentativas de fraudes envolvendo o nome da companhia

Veja mais

Polícia Militar irá destinar todo o efetivo para atuar na eleição municipal em Patos de Minas

Veja mais