Sem pagamento, funcionários da Conserbrás param de novo e deixam a cidade sem coleta de lixo

Com os salários atrasados e sem previsão de pagamento, os profissionais que trabalham nos caminhões de coleta decidiram cruzar os braços.

Na manhã desta segunda-feira (10), as equipes não saíram do pátio da empresa.

Patos de Minas iniciou a semana sem o serviço de coleta de lixo. Com os salários atrasados e sem previsão de pagamento, os profissionais que trabalham nos caminhões de coleta decidiram cruzar os braços. Na manhã desta segunda-feira (10), as equipes não saíram do pátio da empresa.

Funcionário da coleta, Emanuel Pedro da Silva disse que tem aluguel para pagar e a família para sustentar. Ele afirma que precisa pelo menos de uma previsão de pagamento para controlar as contas. Segundo o coletor, a situação se agravou este mês, uma vez que a empresa não conseguiu fazer sequer uma previsão para o pagamento dos salários.

O motorista André Luiz de Souza é outro que reclama da situação. Ele explicou que a empresa vem cumprindo com suas obrigações, mas que a Prefeitura precisa fazer a sua parte. A informação é de que a Prefeitura não teria dado sequer uma previsão para honrar os compromissos com a Conserbrás. Já são três meses de atraso e a dívida passa de R$ 1,4 milhão.

“Tem três meses que vem atrasando. A empresa sempre tratou a gente com dignidade, mas nós temos conta pra pagar”, disse André. “No mês passado nós tivemos uma previsão. Agora, sem previsão nenhuma não dá pra continuar”, concluiu.

A redação do Patos Hoje tentou contato tentou conversar com o secretário municipal de finanças e orçamento, Lázaro Daniel, mas as ligações não foram atendidas.

Patos de Minas produz uma média de 150 toneladas de lixo por dia. Em uma segunda-feira como esta são 180 toneladas de lixo que deixaram de ser recolhidas. Se o problema não for resolvido, a promessa dos funcionários da coleta é de continuar de braços cruzados.

Nota da Conserbrás

"Lamentamos informar que nossos funcionários responsáveis pela Coleta de Lixo paralisaram suas ações na manhã desta segunda-feira, em sinal de protesto pelo não recebimento de seus salários relativos a Setembro, o que não tiramos seu justo direito de protestar.

Estamos envidando esforços junto à Prefeitura de Patos de Minas, objetivando o repasse de pelo menos o pagamento das Notas Fiscais do mês de Julho/16,  para que possamos cumprir com o pagamento de salários dos nossos funcionários e esperamos que até amanhã consigamos atingir nossa meta.

Enquanto isso solicitamos a compreensão da população de Patos de Minas e mais uma vez lamentamos os transtornos causados pela interrupção da Coleta de Lixo mas, esperamos que logo  a situação esteja regularizada.

Pedimos desculpas à população Patense."

Matéria atualizada às 17h17 desta segunda-feira (10)

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais