Sem mencionar se haverá mudanças nos procedimentos de cassação de mandatos, vereadores planejam rever Regimento Interno

Não foi mencionado se haverá mudanças nos procedimentos de cassação dos mandatos de vereadores

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Patos de Minas, criada na primeira plenária de 2022 para coordenar a revisão do Regimento Interno da Casa Legislativa, realizou a primeira reunião de trabalho na tarde desta quarta-feira (09). O presidente da Comissão, vereador Vitor Porto Fonseca Gonçalves, apresentou o planejamento que subsidiará o processo de atualização da norma, destacando os principais objetivos da revisão do Regimento Interno, bem como a data das próximas reuniões.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas, a Comissão Especial é composta também pelos vereadores Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth, José Eustáquio de Faria Junior e José Luiz Borges Júnior. Durante a reunião, também estiveram presentes os parlamentares João Batista Gonçalves – Cabo Batista, João Batista de Oliveira – João Marra e Nivaldo Tavares dos Santos, além de assessores e servidores da Casa.

O presidente, vereador Vitor Porto, disse que as principais diretrizes e intenções gerais da revisão do Regimento Interno são simplificação; desburocratização; celeridade/aperfeiçoamento do processo Legislativo; segurança jurídica nos procedimentos e tomada de decisões por parte dos parlamentares com ampliação das possibilidades de debates, manifestações e proposições; e ampliação da participação (opinativa) da sociedade civil organizada, sem prejuízo da iniciativa popular. Não foi mencionado se haverá mudança nos procedimentos de cassação dos mandatos de vereadores.

Os parlamentares destacaram durante a reunião algumas inconsistências e duplicidades de interpretação em artigos do atual Regimento Interno, os quais carecem, portanto, de uma atualização e correção urgente. A última revisão do documento foi realizada no início de 2015, e a intenção dos parlamentares é garantir um documento atual e legalmente correto para os próximos anos.

Na oportunidade, o advogado e assessor parlamentar da Casa, Murillo Canella, relacionou esclarecimentos acerca da importância, e, ao mesmo tempo, do perigo da utilização de conceitos legais indeterminados, dando exemplos concretos do próprio Regimento da Câmara Municipal e de outras Casas Legislativas.

A atualização do Regimento Interno contará com amplo desenvolvimento participativo, podendo os vereadores, servidores e assessores da Câmara Municipal de Patos de Minas sugerirem alterações no Regimento Interno, por meio do preenchimento de formulário específico.

A Comissão Especial, que contará com 90 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo o prazo ser prorrogado caso necessário, realizará reuniões semanais, e, a cada reunião, será discutida a reforma e o aperfeiçoamento de até dois títulos do Regimento Interno.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais