Sem forma de licenciar, uso de bicicleta motorizada em vias públicas é proibido

Para a condução das bicicletas elétricas, é necessário possuir CNH da categoria A ou uma Autorização do Órgão de trânsito.


O veículo foi aprrendido e levado para o depósito da Polícia Civil

Tendo em vista o grande número de bicicletas motorizadas em circulação no país, o CONTRAN equiparou tais veículos aos ciclomotores que são semelhantes a motocicletas. Em Patos de Minas o número desses veículos não é diferente. Muitas bicicletas circulam na cidade e visando evitar acidentes e disciplinar o trânsito na cidade, a Polícia Militar fará a fiscalização e orienta que esses veículos são proibidos de circular na cidade.

De acordo com a resolução 315 do CONTRAN, os ciclo-elétricos (bicicletas motorizadas) são “todos os veículos de duas ou três rodas, providos de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 quatro quilowatts dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h”.

Para a condução das bicicletas elétricas, é necessário possuir CNH da categoria A ou uma Autorização do Órgão de trânsito. Outra exigência é que elas sejam licenciadas e emplacadas e esse é o grande problema. De acordo com o Sgt Renato da PM, como esses veículos não foram produzidos obedecendo à legislação, eles não podem ser licenciados. Assim, fica proibido seu uso nas vias públicas.

A proprietária da bicicleta, que está na foto, terá dor de cabeça, para reaver seu veículo. Ela não possui CNH ou a Autorização exigida pela lei e teve o veículo apreendido e guinchado. O policial explicou que as multas, como o veículo não foi emplacado, a condutora poderá se livrar, mas terá que pagar o guincho e a diária no depósito. Para reaver o veículo, ela terá que apresentar a Nota Fiscal da Bicicleta.

Os policiais orientam que todos os condutores de ciclomotores devem, além de seguir as leis de trânsito e ter o veículo regularizado junto ao órgão de trânsito, seguir todas as normas de trânsito e usar capacetes. Os ciclomotores e cicloelétricos devem possuir: espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; velocímetro; buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

De acordo com o Sgt Renato, as bicicletas motorizadas e também os ciclomotores que estiverem em desacordo com a legislação serão removidos até o Depósito da Polícia Civil. O policial ressaltou que a medida é para disciplinar o trânsito que tem recebido inúmeras críticas e promover a segurança das pessoas.

Autor: Farley Júnio

Últimas Notícias

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Devotos já fazem romaria em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Adrequicé

Veja mais