Sem chuva há mais de 130 dias, INMET emite alerta de perigo para Patos de Minas e região
A baixa umidade do ar e a temperatura acima do normal para a época podem causar danos à saúde.
O Instituto Nacional de Meteorologia- INMET- publicou nesta quinta-feira (05) dois alertas de grande perigo e de perigo por causa da baixa umidade relativa do ar e devido à previsão de uma onda de calor. Uma enorme área na região, abrangendo Patos de Minas, deve ser afetada. A baixa umidade do ar e a temperatura acima do normal para a época podem causar danos à saúde.
Nos próximos dias, a umidade relativa do ar pode chegar a 12%, o que é considerado muito baixa. Com isso, há grandes riscos de incêndio florestais e à saúde, podendo causar doenças pulmonares, dores de cabeça e etc. A orientação é para que as pessoas bebam bastante líquido, não realizem atividades físicas porque podem ser nocivas em tempo seco, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente e evitem bebidas diuréticas (café e álcool). As pessoas podem obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Há também um alerta de perigo para onda de calor, que também pode oferecer riscos para a saúde. A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período de 03 até 05 dias. De acordo com o Clima Tempo, a temperatura máxima deve ser de 34° nesta sexta-feira (06) e continua sem previsão de chuva.
Para o mês de setembro, o INMET registrou uma média histórica de chuva em Patos de Minas de 36 mm, no entanto até o momento não houve qualquer precipitação na cidade neste mês. Na verdade, Patos de Minas está sem chover desde 26 de abril, o que leva à cidade a um período de seca de 132 dias. A estiagem é considerada uma das maiores dos últimos tempos.