Sem avisar, Copasa começa a cobrar Taxa de Recursos Hídricos dos consumidores patenses

Quase passou despercebido, mas alguns consumidores notaram e puseram a boca no trombone, denunciando ao Patos Hoje.

Os talões de água que estão sendo emitidos agora trazem uma taxa referente a Recursos Hídricos.

Quase passou despercebido, mas alguns consumidores notaram e puseram a boca no trombone, denunciando ao Patos Hoje e cobrando explicações. É que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – iniciou a cobrança de uma nova tarifa. Os talões de água que estão sendo emitidos agora trazem uma taxa referente a Recursos Hídricos.

O valor não é tão relevante, mas a forma como a Copasa iniciou a cobrança não agradou. Os consumidores que reclamaram ao Patos Hoje alegam que não receberam sequer um comunicado referente ao início da cobrança. A redação do Patos Hoje também entrou em contato com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e recebeu a confirmação de que nem o chefe do executivo foi comunicado sobre a nova tarifa.

A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos é um instrumento econômico de gestão das águas instituído pela Lei Estadual 13.199/1999, tendo entre seus objetivos a racionalização do uso de recursos hídricos e a arrecadação de recursos para aplicação em projetos na bacia hidrográfica em que foram gerados. Pela Lei, está sujeito à cobrança pelo uso da água aquele usuário que utilizar, consumir ou poluir recursos hídricos em quantidades consideradas significativas. Não é o caso dos consumidores familiares, mas a Copasa decidiu repassar a cobrança para os seus consumidores.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, informou que também não foi comunicado da cobrança. Segundo ele, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba ainda não atingiu o estágio de cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Ele estranhou o fato da Copasa ter iniciado a cobrança da Tarifa Referente a recursos hídricos sem fazer um comunicado para a população.

Patos de Minas tem cerca de 48 mil imóveis que utilizam os serviços da Copasa. A cobrança da tarifa referente a Recursos Hídricos é cobrada de todos consumidores e incide duas vezes, no consumo de água e também no esgoto.

A de assessoria de imprensa da Copasa enviou para nossa redação a seguinte nota:

"A Copasa informa que a cobrança referente ao uso dos recursos hídricos, incidente nas faturas de água emitidas mensalmente em Patos de Minas, é um instrumento econômico de gestão das águas previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Federal nº 9.433/97.

A Companhia esclarece ainda que o valor cobrado pelo uso dos recursos hídricos, a partir de junho de 2019, foi estabelecido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH – Paranaíba) e aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). Conforme a Lei Federal, os recursos arrecadados em Patos de Minas, em função do uso da água, são repassados integralmente para o CBH – Paranaíba, que deve utilizar os recursos para as seguintes finalidades:

I - Reconhecer a água como um bem natural de valor ecológico, social e econômico cuja utilização deve ser orientada pelos princípios do desenvolvimento sustentável, bem como dar ao usuário uma indicação de seu real valor;

II - Incentivar a racionalização do uso da água;

III - Obter recursos financeiros para o financiamento de programas e intervenções incluídos nos planos de recursos hídricos."

Últimas Notícias

Ex-cunhado aterroriza mulher para livrar o irmão que está no presídio por violência contra ela

Veja mais

Ciclista tem que ser transferido para Patos de Minas após ser atropelado na MG 181

Veja mais

Discussão por causa de mordida de criança na filha acaba em marido preso e mulher no hospital

Veja mais

Agressão iniciada após marido quebrar prato termina com homem na delegacia e mulher no hospital

Veja mais

Homem pula muro e janela de casa no Centro, mas acaba preso após câmeras do Olho Vivo flagrar ação

Veja mais

Operação Semana Santa termina sem mortes, mesmo com flagrantes de 80 motoristas embriagados

Veja mais