☰
✕

Segunda instância: Toffoli diz que julgamento não termina nesta quinta

Os votos serão proferidos na sessão da próxima quarta-feira (23).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse hoje (16) que o julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância deve se estender até a semana que vem. Segundo Toffoli, na sessão desta quinta-feira (17), quando o caso começará a ser analisado, somente as manifestações das partes envolvidas no processo serão ouvidas. Os votos serão proferidos na sessão da próxima quarta-feira (23).

A partir de amanhã, a Corte vai julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

Os processos discutem até onde vigora a presunção de inocência prevista na Constituição, se até a confirmação da condenação criminal em segunda instância da Justiça, ou se até o chamado trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos sequer nos tribunais superiores, em Brasília.

O assunto é polêmico dentro do próprio Supremo, onde já foi levado ao menos quatro vezes a plenário desde 2016, quando houve mudança no posicionamento da Corte, e a prisão em segunda instância foi autorizada. No entanto, em todas os casos, as decisões não foram definitivas. De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada  após o Supremo julgar os últimos recursos.

De acordo com Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 4,9 mil pessoas condenadas à prisão em segunda instância podem ser beneficiadas caso o STF decida pelo cumprimento de pena somente após o trânsito em julgado.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Após sofrerem acidente, motociclista e passageiro são abordados e acabam na delegacia

Veja mais

Homem é preso após furtar veículo, invadir propriedade rural e tentar novo crime

Veja mais

Homem é preso em motel com 3 pessoas após furtar iPhone do próprio companheiro e gastar mais de R$1500,00

Veja mais

TSE cassa chapa do Republicanos e três vereadores podem perder os mandatos em Patos de Minas

Veja mais

PC indicia personal trainer por stalking contra jovem em Patos de Minas

Veja mais

Preocupado com queda de galhos, morador pede poda de árvores; Prefeitura orienta como solicitar vistoria

Veja mais