Secretários de desenvolvimento social se reúnem no Unipam para debater políticas socias pós-pandemia

O próximo grande evento coordenado pela AMAPAR será a realização da Conferência Regional de Educação


Retomando o ciclo de encontros e capacitações presenciais, a AMAPAR, em parceria com o UNIPAM, realizou na manhã desta quarta-feira (10), o Encontro das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social do Alto Paranaíba. Como tema central do evento, os problemas sociais trazidos pela Covid-19 e os desafios do setor, em um cenário pós-pandemia. O evento realizado no Salão do Júri do Unipam, foi aberto pelo prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão e pelo presidente da AMAPAR, César Caetano de Almeida. Entre secretários municipais e técnicos, estiveram presentes, representantes de dezessete municípios da microrregião.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Patos de Minas destacou a importância da aproximação entre as secretarias municipais, como forma de trocar experiências e buscar melhores resultados em políticas públicas na área social, em nível regional. “Essa troca de experiências é valiosíssima, nossos municípios não podem se tornar ilhas. Toda essa região que concentra 25% do PIB do agronegócio, que tem toda essa pujança em prestação de serviços e no ensino de qualidade, se tornou o que se tornou, por atuar e entender que as potencialidades são da região toda”, comentou. Falcão ainda reforçou a necessidade de se promover, através da AMAPAR, novos encontros regionais atendendo as diversas outras áreas da administração pública.

Em seguida o presidente da AMAPAR, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida lembrou as consequências da pandemia com o fechamento de empresas, de postos de trabalho e o emprobrecimento da população. “Como nós podemos, enquanto ente estatal, dar a mão a o cidadão desvalido? Nós temos uma realidade de empobrecimento grave e precisamos discutir o que fazer”. Para o prefeito, mais que discutir programas de ajuda emergencial, é necessário criar mecanismos e buscar parcerias para elaboração de programas de promoção humana, de educação e capacitação profissional, para que o cidadão seja atendido de forma digna e integral.

O evento seguiu com a apresentação dos palestrantes convidados, dentre eles, o reitor do Unipam, professor Henrique Carivaldo, que explanou sobre as transformações a aprendizados trazidos pela pandemia. Ele destacou ainda resiliências dos servidores públicos e dos diversos setores, como a educação, que encararam os novos desafios, se adaptaram às mudanças e às novas forma de ensino e de atendimento à população. A segunda apresentação foi ministrada pelo Professor Alexandre Santos (IPRAS), que ministrou o tema, “SUAS: Gestão e cuidado, do usuário ao servidor”.

Encerrando as apresentações, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Jorgiane de Sousa explanou sobre as demandas regionais do setor. Com base nas discussões e demandas levantadas durante o encontro, as secretarias continuam trabalhando em um planejamento e estruturação de uma política de desenvolvimento social em nível regional, que possa não só atender de forma emergencial famílias em situação vulnerabilidade social, mas também desenvolver programas, implementar parcerias com o terceiro setor para o desenvolvimento da capacitação profissional, reinserção no mercado de trabalho, dentre outras ações de promoção humana.

O próximo grande evento coordenado pela AMAPAR será a realização da Conferência Regional de Educação, onde gestores da pasta discutirão políticas públicas para o setor em nível regional. O trabalho conjunto, corresponderá à etapa municipal, que antecede as conferências estadual e municipal. Esses fóruns representam um espaço aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais