Secretária usa a Tribuna da Câmara e explica a situação da saúde em Patos de Minas

A secretaria municipal de saúde, Janaína Araújo, usou a Tribunal Livre da Câmara Municipal na reunião dessa quinta-feira (06).


Janaína foi questionada sobre algumas leis que foram aprovadas pelo legislativo e que não estão sendo cumpridas.
A secretaria municipal de saúde, Janaína Araújo, usou a Tribunal Livre da Câmara Municipal na reunião dessa quinta-feira (06). Ela foi convidada pela presidente da casa, Dalva Mota, para prestar esclarecimentos sobre algumas leis que foram aprovadas no Legislativo e que não estão sendo cumpridas em sua totalidade em Patos de Minas.

Dalva Mota questionou a secretária sobre o cumprimento da lei que obriga o município a antecipar a ajuda de custo aos pacientes que vão fazer tratamento fora do domicílio, TFD. Janaína explicou que o cadastro dos pacientes era simplificado e que, com a nova lei, teve que ser readequado. Além disso, o pagamento é feito via banco, e também atrasou o processo.

A secretária de saúde também explicou que o pagamento antecipado da ajuda de custo do TFD tem causado alguns transtornos. Ela afirmou que muitos pacientes pegam o dinheiro e depois não conseguem fazer a prestação de contas, ficando em dívida com o município. Quem não consegue comprovar os gastos fica sem poder receber mais dinheiro.

Dalva Mota também questionou sobre a demora na instalação dos cerca de 250 computadores que foram comprados para as unidades de saúde em 2010. Muitos ainda estão encaixotados. A secretária de saúde informou que as máquinas foram adquiridas para atender um convênio assinado com o Governo do Estado para digitalizar os prontuários de todos os pacientes.

Janaína explicou que, segundo o convênio, o Governo do Estado forneceria o programa e os municípios ficariam responsáveis pela aquisição dos computadores, mas houve problema na aquisição do programa e o Governo de Minas ainda não conseguiu cumprir com sua parte no acordo. Segundo ela a expectativa é de que isso aconteça nos próximos meses.

Janaína também foi questionada sobre a infestação de escorpiões no bairro Várzea e sobre o cumprimento da lei que obriga a divulgação, em um quadro, do nome do médico que está de plantão na unidade de saúde. Janaína disse que não há mecanismos para acabar com escorpiões e sim para controlá-los e que a divulgação do nome dos profissionais está sendo cumprida.

A secretária que está deixando a pasta concluiu dizendo que a saúde de Patos de Minas, por ser referência para micro e macro região enfrenta problemas maiores, mas esclareceu que houve avanços no atendimento da população e destacou as cirurgias eletivas, onde muitas filas foram reduzidas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais