Secretaria de Segurança lança em Patos de Minas Disque Denúncia Unificado - 181

Essa foi a 14ª região do Estado que passa a contar com o serviço que vem se expandindo gradativamente para toda Minas Gerais.

Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais lançaram em Patos de Minas, na manhã desta sexta-feira (16) o Disque-Denúncia Unificado 181. O encontro aconteceu no auditório do Caiçaras Country Clube. Essa foi a 14ª região do Estado que passa a contar com o serviço que vem se expandindo gradativamente para toda Minas Gerais.

O lançamento oficial em Patos de Minas contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, inclusive o Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Moacyr Lobato de Campos. Ele falou da importância da participação da população. “Em outras cidades que já existe o 181, o serviço tem sido fundamental na prisão de traficantes, e homicidas, na apreensão de armas e drogas, na atuação de estabelecimentos irregulares e entre outros sinistros”, afirmou Moacyr Lobato.

O Disque denúncia, com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, proporciona à população um instrumento eficaz de combate à criminalidade, contribuindo com o trabalho das Forças Policiais e do Corpo de Bombeiros com sigilo absoluto na recepção de denúncias de crimes e sinistros.

O 181 é um trabalho que reúne, numa mesma central de atendimento, a recepção de chamadas telefônicas de denúncias de crimes e sinistros. Conforme demonstram os resultados até o momento, o sistema de denúncias às corporações policiais e de bombeiros de Minas Gerais agiliza o atendimento à população e contribui para a redução da criminalidade. Os serviços de urgência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bmbeiros) e 197 (Polícia Civil) continuam atendendo normalmente as demandas da população.

As chamadas feitas para o 181 preservam a identidade do denunciante, pois não permitem a identificação do denunciante e do seu telefone. Esse procedimento garante o sigilo absoluto ao denunciante, que também não pode se identificar. No ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar o resultado das investigações.

DIA E NOITE

O serviço funciona 24 horas por dia e é movido pelo interesse da população. O disque denúncia possibilita que as pessoas que vivem de perto o problema e se incomodam com os crimes liguem e informem onde está ocorrendo o fato. Ninguém melhor do que a própria sociedade para ligar e denunciar. Com isso, as informações são mais detalhadas e ajudam substancialmente no combate ao crime. A população é parceira da segurança pública. Os profissionais que fazem parte do sistema são coordenados por oficiais do Cobom, da PM e delegados da Polícia Civil.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais