Secretaria de Saúde cede materiais para UTI do Hospital São Lucas voltar a receber pacientes

Foi preciso o empréstimo de insumos para o que o problema fosse resolvido.

Secretária de Saúde de Patos de Minas.

O Patos Hoje mostrou ontem que o Hospital São Lucas voltou a recusar pacientes da UTI Neonatal esta semana. Com 20 leitos credenciados, pelo menos oito ficaram ociosos por falta de insumos. A decisão de não receber os recém-nascidos refletiu no Hospital Regional e causou transtornos. Foi preciso o empréstimo de insumos para o que o problema fosse resolvido.

O Hospital São Lucas dispõe de 20 leitos de UTI Neonatal credenciados ao Sistema Único de Saúde para atender pacientes carentes. Mas a unidade que recebe recém-nascidos prematuros de diversas cidades do Estado, estava funcionando com apenas 13 leitos. O motivo para a recusa de pacientes era a falta de insumos básicos.

A recusa do hospital São Lucas refletiu no Hospital Regional. Com apenas seis leitos de UTI Neonatal, a direção do Hospital Regional teve que utilizar outras alas para abrigar os recém-nascidos em situação de risco e que deveriam ser levados para a UTI do São Lucas. A superlotação comprometeu  alguns atendimentos. Cirurgias que estavam agendadas tiveram que ser suspensas.

Quando esse mesmo problema ocorreu em dezembro do ano passado, o Ministério Público recorreu a Justiça e conseguiu uma liminar obrigando o hospital buscar meios para receber os bebês de imediato. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde teve que intervir para que os recém-nascidos em situação de risco não perdessem a vida.

Segundo a Secretaria Denise Fonseca, depois de muita conversa, a própria Secretaria Municipal de Saúde e o também o Hospital Regional emprestaram os materiais para o Hospital São Lucas ativar os leitos de UTI Neonatal que estavam parados. Os bebês prematuras que necessitavam começaram a ser transferidos ontem mesmo.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais