Sanders vence primária de New Hampshire com ligeira vantagem sobre Buttigieg

“Essa vitória é o começo do fim para Donald Trump”, disse Sanders

Bernie Sanders venceu com vantagem estreita a primária democrata de New Hampshire na terça-feira, solidificando sua liderança da disputa interna do partido para definir quem enfrentará o presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, na eleição presidencial do país e desferindo um revés sobre o rival moderado Joe Biden, que ficou em uma frustrante quinta posição.

Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, em Indiana, que venceu Sanders por pouco na semana passada em Iowa, ficou na segunda posição, próximo de Sanders, depois de dividir o voto centrista com a senadora Amy Klobuchar.

Sanders, um senador progressista do vizinho Vermont, prevaleceu após afastar os ataques de rivais que alertaram que suas visões esquerdistas levarão o partido à derrota na eleição presidencial de 3 de novembro contra Trump.

“Essa vitória é o começo do fim para Donald Trump”, disse Sanders a simpatizantes na cidade de Manchester, localizada em New Hampshire.

Em um sinal da crescente rivalidade entre Sanders, de 78 anos e que se autoproclama um democrata socialista, e Buttigieg, um moderado de 38 anos, os simpatizantes de Sanders vaiaram e gritaram “Pete de Wall Street!”, quando o discurso pós-primária de Buttigieg apareceu no telão.

Também foi uma boa noite para Klobuchar, que se aproveitou de um impulso após bom desempenho em um debate na sexta-feira para terminar na terceira posição.

A senadora Elizabeth Warren, que era considerada uma das favoritas em New Hampshire há alguns meses, ficou em quarto, gerando mais dúvidas sobre sua viabilidade como alternativa progressista a Sanders.

Biden, ex-vice-presidente que já foi considerado o favorito para obter a indicação democrata, amargou sua segunda decepção seguida depois de ficar em quarto em Iowa.

Ele certamente enfrentará questões sobre a força de sua campanha e sobre sua capacidade de consolidar o apoio moderado contra uma crescente concorrência de Buttigieg e Klobuchar.

Biden também enfrenta a competição de Michael Bloomberg, o bilionário ex-prefeito de Nova York que decidiu não disputar as quatro primeiras primárias e despejar dinheiro em Estados maiores, como a Califórnia, que fará sua primária no dia 3 de março, na chamada “Super Terça”.

Sanders tinha 26% dos votos em New Hampshire e Buttigieg somava 25% com mais de 91% da apuração. Klobuchar somava 20%, Warren 9% e Biden 8%.

Os resultados não deram respostas claras aos democratas que tentam decidir quem é a melhor opção para desafiar Trump, se um moderado como Buttigieg, Klobuchar ou Biden, ou Sanders e Warren, senadora pelo Estado vizinho de Massachusetts.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais