Saiba por que a proposta de Reforma Tributária está levando pessoas a anteciparem distribuição de herança

O imposto é calculado com base no valor dos bens ou direitos transmitidos, observando-se a alíquota vigente na data do óbito ou da doação.

O ITCD – Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação é um tributo estadual devido pela transferência da propriedade de bens ou direitos em decorrência do falecimento de uma pessoa (herança/legado) ou por um ato de liberalidade entre vivos (doação).

O imposto é calculado com base no valor dos bens ou direitos transmitidos, observando-se a alíquota vigente na data do óbito ou da doação.

A alíquota do ITCD é fixada livremente por cada estado, devendo ser respeitado o limite de 8%. Em Minas Gerais, a alíquota atual é de 5% sobre o valor de mercado dos bens ou direitos transmitidos.

Ocorre que a Reforma Tributária – proposta ainda em trâmite, mas já aprovada pela Câmara dos Deputados – prevê uma alteração que poderá aumentar consideravelmente o valor do ITCD.

Segundo o texto aprovado, o ITCD “será progressivo em razão do valor da transmissão ou da doação”, isto é, quanto maior o valor do patrimônio transmitido, maior será a tributação, podendo a alíquota chegar ao teto de 8%. Além disso, nada impede que o teto de 8%, atualmente previsto em uma Resolução do Senado, venha a ser majorado.

Temendo esse possível impacto negativo advindo da Reforma Tributária, algumas pessoas estão optando por antecipar a transferência do seu patrimônio aos herdeiros, a fim de garantir a incidência da legislação atualmente vigente.

Segundo informação divulgada pelo Colégio Notarial do Brasil, após a aprovação da proposta de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados em julho deste ano, verificou-se um aumento notável de 22% no número de doações.

De qualquer modo, vale ressaltar que, para realização de um planejamento sucessório e tributário adequado, é sempre recomendável buscar orientação de profissionais.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais