Saiba como reduzir o consumo de energia das geladeiras, que aumenta nesta época de calor

Limpar e fazer o degelo regularmente como recomenda o fabricante é outra medida que ajuda a diminuir o consumo de energia.

Imagem Ilustração

Geladeiras consomem até 25% da energia elétrica utilizada nas residências. Com o aumento das temperaturas nesta época do ano, também aumenta a demanda desses equipamentos. Por isso, a Cemig preparou algumas dicas para que os consumidores possam evitar o consumo desnecessário de eletricidade pelos refrigeradores.

De acordo com o técnico de Soluções Energéticas Frederico Stark Rezende, da Cemig, a economia começa na hora de posicionar a geladeira na cozinha. “O consumidor deve procurar um lugar ventilado, longe do fogão e da exposição solar. Deixe um espaço entre a parte traseira da geladeira e a parede, para que o ar possa circular”, orienta. A circulação de ar também é dificultada quando as prateleiras são forradas. Assim, essa é outra medida que deve ser evitada.

Os alimentos também devem ser organizados na geladeira: quanto mais fácil for encontrar o que se procura,  menos tempo a geladeira ficará aberta. “É fundamental não ficar abrindo a geladeira toda hora. Isso atrapalha o resfriamento”, afirma Frederico Stark.

Limpar e fazer o degelo regularmente como recomenda o fabricante é outra medida que ajuda a diminuir o consumo de energia. O excesso de gelo e a disposição de alimentos ainda quentes no interior da geladeira forçam o equipamento e elevam o consumo eletricidade.

A manutenção da borracha de vedação da porta da geladeira não pode ser esquecida. “Para saber se está na hora da troca, deve-se colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira, fechar a porta e tentar retirar a folha. Se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. O ideal é repetir o teste em vários pontos da porta da geladeira”, explica Frederico Stark.

Muita gente acredita que desligar a geladeira à noite e religar pela manhã traz economia de energia, mas isso não é o recomendado. Segundo o técnico da Cemig, quando for religado, o motor terá que trabalhar mais para a geladeira alcançar a temperatura de funcionamento normal, o que provocará o aumento no consumo de energia.

Frederico Stark alerta que secar roupas e calçados atrás da geladeira é uma prática errada e não deve ser feito de maneira alguma. “Além de aumentar o consumo, esse hábito envolve questões de segurança, pois roupas e calçados molhados aumentam o risco de choque elétrico”, finaliza.

Fonte: Ascom da CEMIG

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais