Safra de grãos pode atingir 199,9 milhões de toneladas, estima Conab

A previsão está no segundo levantamento da produção de grãos, divulgado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra de grãos 2014/2015 deve ficar entre 194,39 e 199,97 milhões de toneladas – o que representa variação 0,1% negativa ou 2,7% positiva em relação à safra passada. A previsão está no segundo levantamento da produção de grãos, divulgado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O dado é provisório, por se tratar do início da safra. Este ano, o plantio começou com atraso em parte das áreas em função da falta de chuva.

“Houve retardo [do início da chuva] o que levou a um adiamento, a uma migração da implantação das lavouras para final de outubro e início de novembro”, destacou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini. Segundo ele, o atraso atingiu de 5% a 12% da área plantada. “Atrasou um pouquinho no Centro-Oeste e em parte da região Sudeste, basicamente São Paulo e Minas Gerais. Mas entramos, nos próximos três meses, na normalidade.”

O clima também alterou a safra na Região Sul. Lá, no entanto, houve excesso de chuva, com encharcamento do solo no Rio Grande do Sul, o que afetou a produção e a qualidade do trigo. Por isso, a produção gaúcha de trigo deve ficar em 2,497 milhões de toneladas, 23,3% menor do que a previsão inicial e 21,4% inferior à da safra de 2013. No país, a previsão é chegar a 7 milhões de toneladas.

A Conab estima que a área plantada na safra 2014/2015 varie de 56,67 a 58,16 milhões de hectares, o que equivale a variação 0,5% negativa ou 2,1% positiva ante a safra anterior. Na divisão por cultura, a projeção é que 45,92% do total produzido seja de soja; 39,62%, de milho; 6,34%, de arroz; 3,55%, de trigo; 1,61%, de feijão; 1,26%, de algodão e 1,7%dos demais produtos.

O secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, acredita que a safra está “dentro da normalidade”. “A previsão é R$ 156 milhões em recursos e produção de [aproximadamente] 200 milhões de toneladas. [O quadro] converge para que se alcance de fato um número próximo disso”, declarou.

Nesta terça-feira, no Rio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou levantamento para a safra de grãos 2015. Segundo o instituto, a safra do próximo ano deve ser 2,5% maior do que a produção agrícola esperada para 2014. A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho do ano seguinte.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais